Campanha é voltada ao diagnóstico precoce do câncer de mama; objetivo é alertar a população sobre a necessidade de exames de prevenção
São Bernardo do Campo aderiu ao Outubro Rosa e, entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde voltadas ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o Paço Municipal passou a contar, a partir do último fim de semana, com uma iluminação especial para lembrar a campanha, com nuances cor-de-rosa.
Durante o mês, diversas atividades estão sendo desenvolvidas no município para alertar a população sobre a necessidade de fazer os exames de prevenção da doença. No dia 5 (sábado), todas as UBSs ficaram abertas especialmente para a realização de exames, com encaminhamento para mamografia e coleta do papanicolau, para detecção do câncer do colo do útero.
No próximo sábado (19), às 10h, a Prefeitura promoverá uma caminhada, que terá início na Praça da Matriz, no Centro, e vai passar pela Rua Marechal Deodoro no sentido Paço Municipal.
Origem – O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então, a campanha é promovida anualmente em diversos países.
O câncer de mama atinge um grande número de brasileiras por ano e é a quinta maior causa de mortalidade do mundo.