Santo André fortalece ações de fomento ao comércio

Departamento muda gestão e planeja novas práticas para alavancar a geração de negócios da cidade

Estímular o comércio para a população não migrar para outros centros comerciais da região

Por considerar o comércio um setor vital para o desenvolvimento econômico da cidade, a Prefeitura de Santo André reforçou a estrutura da Coordenadoria de Fomento ao Comércio, departamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho. O setor conta agora com a coordenação de Josephina Irene Cardelli, que chega para dar continuidade às ações e implementar novas práticas de gestão, fruto da larga experiência de 20 anos de Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), sendo sete como gerente do escritório regional do Grande ABC.
Além da chegada da nova coordenadora, o departamento também mudou de instalações – agora está no 1º andar do prédio do Executivo – e reorganizou a equipe com novos quadros administrativos para aperfeiçoar a qualidade dos projetos de fomento. “Vamos intensificar as ações de qualificação aos comerciantes, com cursos e orientações para contribuir com a geração de novos negócios”, destaca a coordenadora.

AÇÕES

Já em novembro, Josephina planeja dar continuidade ao programa Fomento ao Comércio de Bairro, retornando os bairros atendidos para dar uma resposta às demandas dos comerciantes. Os empresários dos bairros Santa Terezinha e Vila Luzita já participaram do programa e puderam apresentar os entraves que prejudicam a fluidez dos negócios locais diretamente ao prefeito Carlos Grana, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Oswana Fameli, e demais membros do primeiro escalão.
O programa, realizado em parceria com a ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e o Sebrae, propôs o desenvolvimento dos centros comerciais dos bairros, descentraliza e revitaliza os diversos núcleos comerciais da cidade. O objetivo é encaminhar demandas de manutenção do espaço público nos centros de bairro e incentivar a qualificação e excelência na gestão do negócio.
Além disso, a Prefeitura pretende facilitar a abertura de novos empreendimentos e combater sua mortalidade, aumentando também seu faturamento. “Queremos implementar projetos que visem atender às necessidades dos bairros. O poder público precisa caminhar lado a lado com o empreendedor, pois os comerciantes geram emprego e transformam a economia, evitando a evasão do munícipe para outros centros comerciais. A capacitação e excelência no atendimento, aliados a produtos de qualidade, atraem e mantêm os clientes”, destaca Oswana.
Josephina acrescenta que, nos próximos dias, o departamento divulgará novas ações relacionadas ao Natal, período de maior faturamento do comércio.

CONSUMO

O estudo PC Maps, elaborado pela IPC Marketing Editor em abril, estima que o potencial de consumo de Santo André deve chegar a R$ 16,7 bilhões em 2013. O resultado coloca a cidade como a quinta do Estado de São Paulo e a 16ª do País em capacidade de absorver serviços, produtos e alimentos.
O PC Maps é atualizado anualmente pela IPC Marketing Editora, que disponibiliza informações demográficas e de potencial de consumo de todos os municípios brasileiros. O indicador é o único que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo em 22 categorias de produtos.