A hipnoterapia no tratamento de fobias

Tina Simão

Tina Simão

21 de Setembro

Quantas pessoas já evitaram uma entrevista de emprego ou subiram dez andares de escada para não ter que usar o elevador?
Mesmo admitindo não ter uma explicação racional, quantas pessoas entram em pânico total ao ver uma barata?
É grande o número de pacientes que evitam um tratamento odontológico devido seu medo de dentista ou sofrem ao ver uma agulha.
Você já deve ter conhecido alguém assim.
Quando uma pessoa percebe que seus medos ou fobias atrapalham sua vida cotidiana, trabalho e relacionamentos, já está na hora de procurar ajuda profissional.
Assim, como podemos observar o homem e a mulher do nosso tempo tem sofrido demasiado com a ansiedade e com seus medos. No que diz respeito ao medo ele é útil quando se trata de uma reação emocional a determinada circunstância e tem o papel de nos proteger, já a Fobia é a reação de medo extremamente desproporcional ao estímulo trazendo sofrimento e prejuízos pessoais.
Como a hipnoterapia pode ajudar no tratamento das fobias?
É importante ressaltar que uma fobia assim como as crenças limitantes inconscientes têm força para impedir o crescimento pessoal, e também é capaz de levar um indivíduo a fazer escolhas contra si mesmo, e mesmo seu esforço pessoal não será suficiente para encontrar saídas e atingir seus objetivos.
A hipnoterapia é uma terapia de curta duração e o seu sucesso em lidar com a fobia tem recebido o reconhecimento de muitos profissionais da área da saúde mental e de pacientes que procuram essa técnica para se libertar de seus temores e sofrimentos.

O que é hipnoterapia?
A hipnoterapia é uma técnica coadjuvante no tratamento psicológico e psiquiátrico, auxiliando sempre de forma educativa, aproxima o paciente de novos comportamentos e novas perspectivas para lidar com a vida de forma a ter mais segurança, esperança, força e atitudes para aceitar e fazer mudanças.

O que acontece em uma sessão de hipnoterapia?
A hipnoterapia se utiliza de um relaxamento ou estado modificado de consciência para realizar a aprendizagem e alcançar seus objetivos. Durante a sessão de hipnoterapia o cliente está totalmente consciente e é capaz de interromper a sessão quando desejar. O relaxamento ou transe na hipnoterapia é apenas um estado mental especial, em que o cliente grava as sugestões e orientações com maior facilidade. Sempre que uma pessoa está em estado de relaxamento (transe ou estado modificado de consciência), as possibilidades de mudança no comportamento e na mente são muito mais rápidas e eficazes, pois durante este estado mental as resistências criadas pelos traumas, crenças limitantes e educacionais não interferem negativamente na mudança proposta.

Qual a proposta de ajuda para a pessoa que procura a hipnoterapia?
As orientações dadas durante a sessão de hipnoterapia podem variar de acordo com a necessidade do indivíduo e também pela técnica que mais se adaptar e facilitar no resultado.
Durante a sessão tudo é feito com o consentimento do cliente. Busca-se o desenvolvimento e a facilidade em criar expectativas positivas nos momentos que antecedem uma situação de medo ou fobia. Através das técnicas da hipnoterapia são ancoradas sensações de relaxamento e bem estar à situação ou objeto temido. A sessão tem por objetivo preparar o indivíduo para a auto hipnose e saber utilizá-la em momentos de tensão e emergência.

Como acontece o tratamento?
Segue um exemplo de caso: Fatima, Administradora de Empresas, procurou a ajuda da hipnoterapia por um motivo específico que era superar o mais rápido possível seu medo de elevador. Contou que após receber uma ótima promoção na empresa em que trabalhava, foi obrigada a resolver uma pendência que durante muito tempo havia adiado e escondido de todos que a conheciam, ou seja, a sua fobia de elevador. Sendo obrigada a usar o elevador para ocupar sua nova sala não havia outra escolha a não ser se livrar desta fobia.
Foi explicado para Fatima que durante o transe hipnótico as sugestões de mudanças são aceitas com mais facilidade pelo inconsciente e por esse motivo as mudanças de comportamento são consideráveis. Nas sessões de hipnoterapia foram usadas técnicas de visualização positiva. Foram feitas sugestões pós hipnóticas com o intuito de ancorar sentimentos e sensações de bem estar e tranquilidade ao momento em que ela teria que usar o elevador. A ansiedade foi trabalhada com vários recursos da hipnoterapia e lhe foi ensinada a auto hipnose.
Toda a programação foi distribuída em oito sessões e seu sucesso foi surpreendente. Durante esse período ela foi encorajada a usar o elevador e assumir sua nova posição profissional.
Este pequeno recorte de caso foi apresentado para ilustrar o uso da hipnoterapia nas questões de medo e fobia, e como de forma similar outros temores podem ser trabalhados. O nome usado no caso é fictício.
Muitas pessoas já foram beneficiadas com as técnicas complementares da hipnoterapia e atualmente esses conhecimentos são utilizados no tratamento e capacitação do ser humano em vários campos da ciência. O trabalho de reeducação emocional nos casos de fobia tem apresentado resultados positivos e a didática utilizada com a técnica da hipnoterapia se revela bastante eficaz.

Texto elaborado por Vagner Melo (Psicanalista, Hipnólogo e Pesquisador da ciência da Hipnose).

Tina Simão

Tina Simão

Mestre em Reiki, Taróloga, Terapeuta, Angelóloga, Escritora, Diretora do Luz Interior – terapias alternativas.