A reeducação emocional contribuindo no controle da depressão
A hipnoterapia é uma ferramenta terapêutica muito eficaz na reeducação emocional, seus métodos e técnicas somadas ao auxílio de um profissional especializado podem em poucas sessões alcançar alívio para alguns males decorrentes da depressão.
A hipnoterapia é uma técnica coadjuvante no tratamento psicológico e psiquiátrico para pessoas com depressão. Auxiliando sempre de forma educativa, aproxima o paciente de novos comportamentos e novas perspectivas para lidar com a vida de forma a ter mais esperança, força e atitudes para aceitar e fazer mudanças. Pesquisas apontam para a necessidade de uma reeducação emocional e do comportamento nos casos de depressão e os recursos disponíveis na hipnoterapia vem ganhando espaço entre profissionais da saúde mental, como uma técnica auxiliar no tratamento da depressão.
Como acontece essa reeducação emocional com o uso da hipnoterapia?
A hipnoterapia se utiliza de um relaxamento ou estado modificado de consciência para realizar a aprendizagem e alcançar seus objetivos. Durante a sessão de hipnoterapia o cliente está totalmente consciente e é capaz de interromper a sessão quando desejar. O relaxamento ou transe na hipnoterapia é apenas um estado mental especial, em que o cliente grava as sugestões e orientações com maior facilidade. Sempre que uma pessoa está em estado de relaxamento (transe ou estado modificado de consciência), as possibilidades de mudança no comportamento e na mente são muito mais rápidas e eficazes, pois durante este estado mental as resistências criadas pelos traumas, crenças limitantes e educacionais não interferem negativamente na mudança proposta.
O trabalho realizado com a hipnoterapia na reeducação emocional se desenvolve com o aproveitamento das experiências individuais de cada paciente. O paciente aprende a usar suas próprias habilidades mentais e emocionais ao seu próprio favor para alcançar o resultado desejado.
Existem alguns pontos que a hipnoterapia ensina a controlar e que traz alivio direto ou indireto em estados depressivos.
– Controle da Ansiedade
– Lidar com a insônia (aprender a relaxar e dormir profundamente)
– Aprender a modificar a maneira de pensar negativamente, generalizando tudo.
– Saber estabelecer melhores relações pessoais.
– Superar a falta de esperança e acreditar que as coisas podem mudar.
– Aprender a ser flexível.
– Aprender a lidar com a sensação de fadiga constante.
O papel da hipnoterapia no auxílio do tratamento da depressão com a reeducação emocional conta com dois momentos de grande eficácia, pois além do paciente se beneficiar dos exercícios dirigidos diretamente pelo hipnoterapeuta, muitas técnicas são aprendidas pelo paciente e podem ser utilizadas em sua casa e individualmente. A hipnoterapia é uma técnica que pode oferecer resultados satisfatórios em poucas sessões em razão de sua simplicidade prática e sua fácil apreensão e aprendizagem por parte do paciente.
Muitas pessoas já foram beneficiadas com as técnicas complementares da hipnoterapia e atualmente esses conhecimentos são utilizados no tratamento e capacitação do ser humano em vários campos da ciência. Sua prática tem contribuído para acelerar mudanças e tem ajudado muitas pessoas a lidar com seus problemas no trabalho, na família e social. O trabalho de reeducação emocional nos casos de depressão tem apresentado resultados positivos e a didática utilizada com a técnica da hipnoterapia se revela bastante eficaz.
Texto elaborado por Vagner Melo (Psicanalista, Hipnólogo e Pesquisador da ciência da Hipnose).