Quando falamos em Aromaterapia nos lembramos da famosa rainha egípcia Cleópatra e sua ligação com estes óleos curativos que ela usava com intenções de beleza, harmonia, saúde e amor.
A célebre rainha do Egito é responsável por grande parte da história aromática e dos banhos de imersão. Ela costumava explorar o uso das essências, naquela época das flores, pois não eram usados métodos de extração como atualmente, na água do seu banho. Ela usava também leite de cabra para deixar a pele macia e sedosa. A rainha era aficcionada pelo perfume de rosas, usando as pétalas das flores para forrar a cama e o chão do quarto com 45 centímetros de pétalas para aguardar o amante Marco Antonio. Ou então, mandava embeber as velas do seu barco, em tanques de óleo de rosas para que o vento do Rio Nilo levasse o perfume característico dela até o amante, para avisá-lo de sua chegada. A história conta que antes de morrer picada pela cobra, Cleópatra tomou banho de rosas e se perfumou com óleo de jasmim.
Através de estudos e pesquisas tem se conhecimento que os óleos essenciais penetram e afetam a mente e o corpo através de duas rotas – o sistema olfativo e a pele. Sabe-se que os óleos essenciais funcionam como gatilhos estimulando o sistema nervoso central, quando são inalados, e que penetram através dos vasos capilares e tecidos celulares, quando aplicados sobre a pele.
Os óleos essenciais são anti-sépticos e antibacterianos; são úteis no tratamento de infecções virais; estimulam a renovação e crescimento de células saudáveis; regulam e restabelecem o equilíbrio da mente e sistemas do corpo; aliviam o estresse e estimulam a circulação sanguínea; regeneram e melhoram o sistema imunológico; aliviam a dor, reduzem inchaços e limpam impurezas; equilibram emoções, são estimulantes, produzem relaxamento e sensação de bem estar; reavivam a mente cansada e estimulam a memória;
Dicas perfumadas para você
Banho contra estados depressivos
Ferva um litro de água e coloque num pote plástico de sorvete (que será usado apenas para finalidade de misturas de óleos, pois o cheiro dos óleos ficará impregnado no recipiente). Nesta água fervendo coloque 2 gotas de óleo essencial de lavanda mais 2 gotas de óleo essencial de gerânio mais 1 gota de óleo essencial de camomila. Acrescente 15 ml de óleo de semente de uva. Mexa bem e a mistura, de preferência com uma espátula de madeira separada para esta finalidade, e acrescente mais 1 litro de água fria. Tome seu banho de higiene e após seu banho, despeje o preparado sobre o corpo, do pescoço para baixo, lentamente. Procure perceber ou desejar sentimentos de calma, paz e relaxamento. Deixe secar naturalmente no seu corpo a mistura usada, sem uso da toalha. Este banho pode ser feito a noite.
Banho relaxante para final de dia estressante
Modo de preparo é igual ao banho anterior. Substitua neste caso, os óleos essenciais por 3 gotas de óleo essencial de petit grain mais 3 gotas de óleo essencial de sálvia mais 2 gotas de óleo essencial de lavanda mais 2 gotas de óleo essencial de patchouli. Este banho deve ser feito no final do dia ou antes de deitar-se.
Banho contra ansiedade
Mesmo modo de preparo dos banhos anteriores. Substitua os óleos usados nos banhos anteriores por 2 gotas de óleo essencial de gerânio mais 2 gotas de óleo essencial de lavanda mais 2 gotas de óleo essencial de sândalo mais 1 gota de óleos essencial de ilangue ilangue. Faça a mistura como explicado no primeiro banho. Faça este banho, de preferência, pela manhã.
O modo de preparo dos banhos acima é para ser usado em banhos de chuveiro. Se quiser fazer o mesmo banho numa banheira, proceda da seguinte forma: junte ao recipiente com o preparado de óleo essenciais mais o óleo de semente de uva, uma colher de sal grosso. Mexa com espátula de madeira. Acrescente 1 litro de água fervendo, espere dissolver o preparado e só depois junte água da banheira.
Os óleos essenciais quando usados em banhos além de serem altamente curativos, possuem aromas característicos, que ao entrar pelas narinas produzem bem estar. O óleo de semente de uva trás maciez a pele. E a água como sabemos, é a melhor condutora de dos preparados usados nela.
Na próxima semana leia sobre “Dicas perfumadas para sua casa”.