A recuperação de equipamentos públicos foi uma das principais reivindicações das reuniões do PPA Participativo. Até o momento foram revitalizadas quatro praças. Três no Parque das Américas e uma no Bairro Capuava.
“Agora temos uma praça de verdade”. A afirmação é de Maria Amélia Merida, que mora há 41 anos na Rua Havana, no Parque das Américas. Em frente a casa dela tem uma Praça que recebeu cuidados especiais da Prefeitura de Mauá. O local passou por limpeza, recuperação paisagística e ganhou um playground para as crianças.“Ficou cheio na noite de domingo. Cheio de crianças, muitas famílias foi muito legal de se ver. Tomara que fique sempre assim, bonita como ela está. Meu neto e meus sobrinhos se divertem muito aqui”, comemorou Maria, ao lado do seu marido Oswaldo Merida com quem está casada há 49 anos. “Agora até podemos sentar no banco e namorar como antigamente,” comentou. Até o final desta semana a Secretaria de Serviços Urbanos deve instalar lixeiras na Praça.
O prefeito Donisete Braga visitou o local e conversou com munícipes e comerciantes. “Fico muito feliz, mas tenho certeza que há muitas praças para recuperar na cidade. E vamos levar esse novo conceito a importantes áreas de lazer e de convívio para as nossas famílias”, garantiu Donisete. Ele também esteve na Rua México onde outra praça foi recuperada.
O local servia de ponto para desova de lixo. Foram realizados serviços de iluminação, calçadas, jardinagem e colocação de pneus decorativos. Os moradores aprovaram: “Já não tinha mais esperança de ver esse local limpo. Agora foi feito com tanto carinho e essas luzes deixaram ainda mais bonita” elogiou, Maria Ferreira Ribeiro que mora com o marido Sebastião Ribeiro Filho há 37 anos na Rua México. O trabalho de recuperação também se estendeu à Praça Ana Augusta de Souza que fica ao lado.
Rogéria Santana, secretário de Serviços Urbanos garante que o projeto vai continuar. A Prefeitura também busca parceira na iniciativa privada. “É importante que a comunidade adote essas praças ajudando na conservação e na limpeza. Mesmo com poucos recursos estamos sendo criativos para revitalizar essas áreas. Esses espaços vão servir de modelo a ser seguido” afirmou.
Com a conclusão dos trabalhos nas praças da Rua Havana e da Rua México já são quatro espaços como esse recuperados em Mauá. As outras foram a João Borba, na esquina das Ruas Califórnia e Flórida, também no Parque das Américas e mais uma no Bairro Capuava, próximo da Avenida do Estado.