Moradores do Silvina podem se inscrever no Programa Cidade de Paz

Inscrições podem ser feitas para o Mulheres de Paz e o Protejo, iniciativas que têm o objetivo de promover uma cultura de paz na comunidade; participantes receberão bolsas

O Protejo e o Mulheres de Paz, duas das iniciativas do Cidade de Paz, programa da Prefeitura de prevenção à violência, estão com as inscrições abertas até o dia 29 de novembro. Um dos projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, o Cidade de Paz já foi implementado em duas regiões carentes da cidade, Alvarenga e Montanhão, e agora no Silvina.

No Mulheres de Paz, 50 líderes comunitárias são capacitadas a atuar em seu bairro resolvendo pequenos conflitos, como brigas entre vizinhos. O programa tem duração de 12 meses e as mulheres selecionadas receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 190. Uma das consequências dessa iniciativa é o reforço do protagonismo cidadão das participantes.

Já o Protejo promove cultura de paz entre os jovens da comunidade por meio de atividades esportivas, culturais e qualificação profissional realizada pelo Senai. Também com duração de 12 meses, os 75 meninos e meninas selecionados, que devem ter entre 15 e 24 anos, receberão bolsa mensal de R$ 100.

As inscrições para as duas ações devem ser feitas na Escola de Educação Básica (Emeb) Antônio de Lima (Rua Dom Fernando Mascarenhas, 100) ou na UBS Silvina (Rua Marquês de Barbacena, 85), de segunda e quinta-feira, das 9h às 12h30, ou as terças, quartas e sextas, das 14h às 17h30.

Para se inscrever o interessado deve ser morador do Jardim Silvina, Núcleo Bananal, Silvina Audi, Silvina Oleoduto e Nova Silvana. Também deve ter disponibilidade para participar, no mínimo, quatro vezes por semana, das atividades do Cidade de Paz. Os documentos necessários são certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, comprovante de residência e NIS (quando houver).

Mais informações pelo telefone do Departamento de Políticas Preventivas da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura, 4126-2808, ou pelo site cidadedepazsilvina.blogspot.com.br.