Durante o verão, ações preventivas serão intensificadas, como visitas dos agentes comunitários de saúde aos moradores
Uma caminhada realizada na manhã da última segunda-feira (18) marcou o lançamento da campanha de intensificação das ações de prevenção e combate à dengue da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, entre agentes comunitários e outros profissionais da saúde. A caminhada teve início no Paço Municipal e se dirigiu para o núcleo do DER, no Centro.Durante a atividade, os participantes distribuíram panfletos com informações sobre a doença, transmitida pela picada do Aedes Aegypti. Para ajudar na conscientização, alguns agentes desfilaram fantasiados do mosquito.
“A caminhada teve o objetivo de chamar a atenção da comunidade para as formas de controle da doença. O trabalho de prevenção será intensificado durante o período das chuvas de verão, mas durante o ano todo os agentes comunitários de saúde conscientizam a população para impedir a proliferação do Aedes Aegypti”, destacou o veterinário Paulo Francisco Toledo dos Santos, um dos coordenadores da campanha.
Ao longo do verão, as equipes de combate à dengue da Prefeitura passarão de casa em casa para orientar os moradores sobre a necessidade de impedir a ocorrência de água parada, ambiente onde o mosquito se reproduz. Cerca de mil pessoas, entre agentes comunitários de saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, participarão da campanha.
De acordo com Santos, algumas das medidas que as famílias podem tomar para ajudar na prevenção são vedar caixas d’água, retirar água dos pratos dos vasos de plantas, trocar com frequência a água dos recipientes dos animais e limpar as calhas das casas.
Como parte da campanha, está programada a intensificação da distribuição de panfletos informativos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). Também haverá a distribuição do jogo Mico-dengue, espécie de baralho que tem como tema a dengue e as ações que previnem a doença.