Atividade vai realizar testes rápidos para diagnóstico do vírus HIV e de sífilis
Nesta semana, os moradores de Diadema poderão realizar testes rápidos e gratuitos para diagnosticar a presença do vírus HIV e doenças como a sífilis em diversos locais da cidade. A iniciativa é uma ação da Campanha Fique Sabendo, realizada pelo Centro de Referência em DST, AIDS e Hepatites (CR DST), até 29 de novembro.
O objetivo principal da ação é diagnosticar precocemente a infecção pelo HIV para que as pessoas iniciem o acompanhamento médico sem ter aberto um quadro de sintomas, o que facilita o tratamento da doença. Com relação à sífilis, há a expectativa de diminuir a transmissão da enfermidade da mãe para o bebê.
Nos dois primeiros dias úteis da semana (25 e 26), os testes serão realizados para grupos específicos no Centro e na região Sul. A partir da quarta-feira (27/11), a ação é voltada à população em geral e qualquer pessoa que tenha interesse em fazer o exame pode participar.
A entrega do resultado é sigilosa, e menores de 18 anos podem fazer o exame a partir dos 13 anos de idade sem a necessidade de acompanhamento de um responsável. A orientação é que o (a) morador (a), caso tenha o cartão SUS, apresente na hora do exame. Não é preciso realizar nenhum preparo anteriormente.
Os espaços para realização dos testes serão montados em locais com grande fluxo de pessoas como praças e terminal de ônibus (Confira relação completa abaixo). Além disso, o Centro de Testagem e Aconselhamento do CR também terá à disposição testes para HIV, sífilis, hepatites tipo B e C e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Realização do teste
Antes da realização, a pessoa receberá informações sobre formas de prevenção e transmissão de DSTs, além de orientações sobre a preparação e o tempo de realização do teste, cerca de 40 minutos entre preenchimento de ficha e entrega do resultado.
Para isso, será colhida uma pequena amostra de sangue. A entrega do resultado é feita por um profissional que orienta o paciente de acordo com o diagnóstico. Caso o resultado seja positivo para HIV, a pessoa é encaminhada ao CR DST/AIDS para início imediato do tratamento. Quando o teste dá positivo para sífilis, o morador é orientado a realizar outro exame para confirmar o resultado e começar o tratamento.
Dia Mundial
A Campanha Fique Sabendo faz parte das atividades previstas para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro. Para evidenciar a data, o CR vai ganhar um laço vermelho, considerado símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a doença. Outro laço será colocado na entrada do prédio em que o serviço está localizado.
Programação Campanha Fique Sabendo 2013 / Testagem rápida para HIV e Sífilis
27 de novembro, quarta-feira – Das 9h às 13h – UBS Reid – Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.
27 de novembro, quarta-feira – Das 13h às 16h – Terminal Metropolitano de Diadema – Avenida Conceição, 7.000 – Parque Mamede.
28 de novembro, quinta-feira – Das 9h às 13h – Praça dos Emancipadores (Redondão) – Avenida São José com Rua Fuminobu Shimizu – Centro.
29 de novembro, sexta-feira – Das 16h às 21h – Praça da Moça – Avenida Alda com Rua Manoel da Nóbrega – Centro.