A premiação é um reconhecimento pelas ações do município no manejo e gestão de resíduos sólidos
Na noite da última segunda-feira (2), o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, recebeu da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Públicas e Resíduos Especiais (ABRELPE) o prêmio Eco Cidade durante solenidade realizada no Hotel Intercontinental em São Paulo. A homenagem é oferecida a cidade que mais se destacou em 2013 por suas ações e medidas de sustentabilidade e de excelência na gestão de resíduos sólidos.
De acordo com o diretor executivo da ABRELPE, Carlos Silva Filho, três critérios foram adotados para a escolha da cidade: Sistema de gestão integrado de resíduos sólidos; Soluções técnicas e de longo prazo e Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os municípios indicados foram analisados pelo conselho da ABRELPE.
“São Bernardo do Campo cumpre os critérios. Formou Parceria Público-Privada (PPP) para implementação de um sistema integrado de manejo e gestão de resíduos, possui projeto para tratar do passivo como o antigo lixão do Alvarenga, e por ser a primeira cidade do País a adotar as diretrizes do Governo Federal na questão dos resíduos. A cidade, sem dúvida, é destaque nacional”, afirmou Carlos.
Para o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, a premiação é um reconhecimento das ações adotadas pela Prefeitura de São Bernardo, “Há um ano e meio colocamos em prática o nosso sistema de manejo e gestão de resíduos de construção civil, processamento e aproveitamento do material e recuperação de nosso passivo. Essa homenagem mostra que a cidade está no caminho certo, e que o nosso prefeito, Luiz Marinho, tem tomado medidas acertadas e inovadoras para essa questão”.
O prêmio Eco Cidade foi entregue a São Bernardo do Campo, pelo presidente do comitê científico e técnico da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), Antonis Mavropoulos que prestigiou a solenidade da ABRELPE.
A homenagem aconteceu durante o 18° Prêmio ABRELPE de Reportagem, que teve como tema Novos rumos para a gestão de resíduos no Brasil, que premiou profissionais de comunicação nas categorias, impresso, rádio e televisão. Ainda na cerimônia aconteceu também a terceira edição do Prêmio ABRELPE de Estudos Acadêmicos que homenageou os pesquisadores e os melhores estudos na gestão de resíduos sólidos.