Atletas paralímpicos estavam entre os homenageados. (Foto: Roberto Mourão)

Atletas paralímpicos e do futebol de salão são homenageados

Administração está ampliando investimentos no esporte, cultura e lazer para os jovens

Jovens atletas mauaenses de diversas modalidades, que participam de competições estaduais, nacionais e internacionais, foram recebidos na tarde da última terça-feira (17/12) pelo prefeito Donisete Braga.
No encontro, realizado na sede da prefeitura, seis esportistas paralímpicos foram condecorados com a medalha do Brasão Municipal como reconhecimento pela dedicação e exemplo de vida. “É uma honra receber e prestar homenagem a jovens atletas que levam o nome de nossa cidade, que conquista medalhas, superando desafios”, afirmou o prefeito.

Atletas paralímpicos e do futebol de salão são homenageados

Atletas paralímpicos estavam entre os homenageados. (Foto: Roberto Mourão)


Entre os premiados estão Clélia Vitória Rodrigues Alfredo e Nycole Cristina de Aquino Vitale, mauaenses medalhistas em Atletismo (ouro) e Natação (prata), respectivamente, nas Paralimpíadas Escolares de 2013, competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Clélia e Nycole são atendidas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência ‘Cléberson da Silva’, equipamento das secretarias de Saúde e Educação de Mauá, onde recebem suporte terapêutico.

Além delas receberam homenagens o corredor Elizeu de Oliveira Santos e a mesa-tenista Mylena Andrade Cordeiro, ambos de 17 anos. Cego, Elizeu se destaca como o melhor atleta em longa distância (1,5 km) no Brasil. Já Mylena recentemente conquistou o campeonato sul-americano no tênia de mesa; Felipe Alves Amorim; e Wender Max Aguiar, atleta do salto em distância; e o atleta-guia Rodrigo Caetano, de 23 anos, que acompanha os atletas cegos nas corridas.

Na solenidade, as equipes de futebol de salão da União Mauá das categorias Sub11 e Sub 13 também foram homenageadas. Elas obtiveram o título Mauaense de 2013 e bom desempenho no Campeonato Metropolitano de São Paulo. O primeiro time foi vice-campeão e o segundo foi medalha de bronze. A entidade existe desde 2000 e atende atualmente 200 crianças e jovens entre 6 e 17 anos.

O prefeito ressaltou que está empenhado em potencializar o esporte e o lazer no município. “Já recuperamos dois campos de futebol, um no Parque das Américas e outro na Vila Assis Brasil; reformamos a pista de skate; e também recuperamos cinco praças. Queremos dar todas as condições para que pratiquem suas atividades na cidade”, explicou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Waldir Luiz, lembrou a importância da prática dessas atividades não apenas para o aspecto físico. “Quando investimos de forma integrada, aliando educação, cultura, esporte e lazer, mais do que formar um atleta estamos formando um cidadão”, enfatizou.