Obra de van Gogh é abordada em palestra da Fundação Pró-Memória

A obra de van Gogh, entrelaçada por fatos de sua vida, será tema da palestra Vincent van Gogh: transfigurações do sensível e explosão das cores, promovida pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, por meio da Pinacoteca Municipal, no dia 29 de janeiro (quarta-feira), das 19h30 às 22h, na sede da instituição (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula). Serão oferecidas 70 vagas.

Artista esplêndido, sua trajetória artística e biografia confunde-se entre fatos anedóticos romanceados. A personalidade que transparece da maior das obras de van Gogh é a do evangelista secular que celebrava a vida em sua plenitude e ansiava pela harmonia universal. Ele desejava exprimir algo de eterno, de profundo, em todos os objetos ordinários do mundo.

Metódico, profundo pesquisador das técnicas, das teorias cromáticas e da qualidade dos materiais, criava composições muito bem estruturadas. Ele queria expressar sua maneira individual de enxergar o mundo, e cada obra de arte que criava o levava para mais perto da meta de aprimorar e definir seu estilo. A poética de van Gogh foi incompreendida em seu tempo, contudo se consolidou na tradição artística pela qualidade genuína, fundando as bases para o movimento expressionista no século 20. A palestrante Mariana Zenaro é jornalista e historiadora, pós-graduada pelo MBA em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, ela trabalha na área de pesquisa e produção cultural da Fundação Pró-Memória.

As inscrições para a palestra já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail mariana.zenaro@fpm.org.br ou pelo telefone 4223-4780.

Mostra – Os participantes da palestra poderão aproveitar para visitar a 5ª Exposição de Arte Postal, que faz parte da programação do 13° Arte Ofício, evento de divulgação e difusão de artes visuais, promovido pela Fundação das Artes, e que está em cartaz na Pinacoteca Municipal. O tema da mostra é O Sonho de van Gogh, que tem o objetivo de fazer uma homenagem a este grande artista, assim como desafiar a criatividade, a partir do uso de técnicas e suportes diversos pelos participantes. São mais de 150 obras e 90 artistas participantes, entre eles Iole Di Natale e Antonio Valentin Lino.