ACISCS vira caso de polícia

A Associação Comercial de São Caetano – ACISCS, teve todas as oportunidades possíveis de ser uma das mais importantes representantes do comércio e indústria da região, mas, sempre foi marcada por viradas de mesas de suas últimas diretorias representadas nos últimos 20 anos, onde a política imperou dentro e fora da entidade comercial, colocando em xeque as administrações e suas contas.

Os problemas administrativos juntamente com dívidas e mandos e desmandos deixaram a ACISCS desacreditada perante seus associados, muitos deles se afastaram do quadro associativo por má gestão, e os associados que permaneceram estão acompanhando a anos desastrosas administrações, onde os presidentes e diretores confundem administração da entidade com suas próprias casas e seus próprios negócios, isso quando não são suordinados aos desejos de prefeitos e vereadores

Inúmeros processos foram movidos contra as administrações anteriores, principalmente as dos irmãos Cavassani (Ivan e Irineu), pelo advogado e atual secretário de Esportes de São Caetano, Eder Xavier (em 2009 apresentou denúncia de uma ex-funcionária da Zona Azul que denunciava na época que levava dinheiro da Zona Azul na residência do sr. Ivan Cavassani), tais ações promovidas pelo advogado levou que a instituição através de sua diretoria desligasse do quadro associativo motivo esse que aumentou as denúncias do advogado contra a associação, aumentando muito o tom das palavras. As duas administrações dos irmãos Cavassani, segundo o advogado Eder Xavier, deixaram centenas de milhares de reais de dívidas e problemas para a ACISCS e seus associados pagarem; quando assumiu a direção da ACISCS o empresário Nelson Braido, cunhado do ex-prefeito a situação encontrada já era preocupante conforme notícias de jornais e comentários pela cidade.

A situação já se arrastava desde à alguns anos em gestões anteriores e a dívida e os demandos não paravam por aí.

Com a eleição de Nelson Braido, filho de família tradicional da cidade, empresário com seus negócios na cidade, imaginava-se que a entidade viveria um novo momento, mas, pelo que vimos, também não foi isso que aconteceu, os mandos e desmandose a influência política continua na ACISCS.

Passada a gestão de Braido, apadrinhado pelo ex-prefeito, as denúncias de irregularidades continuaram, veio então nova eleição no ano de 2013, com chapa única, elegendo então o atual presidente Mauro Laranjeira e sua diretoria, agora apadrinhados pelo atual prefeito Paulo Pinheiro.

Podemos acompanhar discursos e notícias na imprensa e falatórios na cidade em especial no comércio, que a ACIS CS definitivamente viveria novamente um novo momento. Para todos um balanço da real situação da entidade era esperado por todos os associados, e também caso que tudo que foi falado, escrito e comentado essa nova diretoria esclareceria o caso necessário e denunciaria todos os envolvidos em fraude na entidade ao Ministério Público, mas não é isso que aconteceu, pelo contrário.

Notícias recentes mostram que os descasos e desmandos na entidade continuam, – primeiro episódio mal explicado na cidade foi o show de aniversário de São Caetano, onde veio abrilhantar as comemorações a dupla sertaneja – Bruno & Marrone, que foi amplamente propagada na região, denúncias dão conta que o custo desse mega evento foi pago pela ACISCS através de dinheiro dos associados e de fornecedores da prefeitura, caso confirmado – crime declarado.

No mesmo dia do show, discussão foi divulgada através das redes sociais entre a vice-prefeita Lucia Dal’Mas e o secretário de Comunicação Fernando Scarmelotti, que havia recebido ordem de não deixa-la entrar no ambiente e que ela deveria retirar das mãos do prefeito sua credencial, caso não o fizesse, não entraria no camarote.

Não parando por aí, agora nos deparamos com outras denúncias neste caso, envolvendo a ACISCS, veículo da GM e diretores da entidade. No primeiro momento a associação divulga um sorteio de um carro agora no Natal, o que ninguém explica, onde está o veículo, obrigação por lei quando envolve esse tipo de benefício.

Fatos decorrentes dão conta que a GM não vai doar o veículo este ano à ACISCS, aí começa o primeiro embróglio, caso isso ocorra, como que a associação comprará o veículo se ela mesma diz não ter condições financeiras para outros custeios; – assunto esse que já trouxe um grande embate entre a presidência e o conselho deliberativo.

No mesmo caso queremos saber quem será responsabilizado por tamanho desrespeito, despreparo, descaso e desconhecimento das regras para tal campanha natalina.

Mas os problemas não param por aí, mais recentemente pela imprensa foi noticiado esquema de caixa 2 na entidade, caso este que foi parar na Polícia Civil, onde diretores denunciaram outros diretores. Mas as denúncias não param por aí, outra, são os altos salários pagos a funcionários enquanto outros trabalham sem receber um tostão.

ACISCS vira caso de polícia

Mauro Laranjeira atual presidente da ACISCS.


E noticias dão conta que a ACISCS através de seus conselheiros não vão assinar nenhum documento dessa nova diretoria presidida pelo comerciante Mauro Laranjeira enquanto todas as denúncias não forem esclarecidas, não só a dos últimos anos, como a do atual mandato.

O presidente do PEN 51, Gilberto Costa, ex-vereador e ex-secretário de Esportes prometeu entrar nesta celeuma e explica porque deve acionar o Ministério Público:

ACISCS vira caso de polícia

Gilberto Costa - presidente do PEN-SCS.


“A Associação Comercial tem parceria público privado com a prefeitura de São Caetano, com isso o assunto deixa a esfera particular da entidade e cai na esfera pública, afinal a ACISCS já gerenciou a Zona Azul do município, a mesma já recebeu dinheiro dos cofres públicos, já se beneficiou de propagandas na cidade e recebeu dinheiro de fornecedores da prefeitura, entre outros casos. Por esses motivos e muitos outros Gilberto Costa quer que o Ministério Público acione a instituição ACISCS e a prefeitura para esclarecermos tudo que vem sendo denunciado. Gilberto Costa vem acompanhando todas as notícias dos últimos relatos pela imprensa e já vem conversando com vários comerciantes que se encontram decepcionados novamente com os fatos e já se reuniu com escritório jurídico e promete apresentar denuncia formal ao MP”, finalizou.