Centro Integrado de Monitoramento otimiza o trabalho do SAMU 192

O Centro Integrado de Monitoramento otimizou o trabalho da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em São Bernardo, permitindo maior rapidez e eficiência no socorro às pessoas que necessitam de a-tendimento de urgência e emergência.

Inaugurado no primeiro semestre deste ano, o CIM reúne, além do SAMU 192, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Trânsito e Transporte, que juntos operam 400 câmeras de última geração, instaladas em equipamentos públicos como escolas municipais e UBS, assim como em pontos estratégicos nas principais vias.

Com os quatro serviços da Prefeitura atuando lado a lado, a comunicação entre esses serviços se tornou mais ágil, e as imagens captadas pelas câmeras agilizam as ações necessárias, às vezes antes mesmo de o SAMU ser comunicado via telefone.

Centro Integrado de Monitoramento otimiza  o trabalho do SAMU 192

Central agiliza atendimento de socorro à população

Exemplo da importância das câmeras para o trabalho do SAMU 192 foi o atendimento realizado em julho, quando equipe que atua na sala de videomonitoramento do CIM constatou, em tempo real, acidente de moto e acionou a ambulância para o local. Nesse caso, a viatura chegou em apenas quatro minutos.

A coordenadora do SAMU em São Bernardo avalia que a aproximação entre os serviços ajudou na comunicação, que antes era feita basicamente por telefone. “Quando chegávamos ao local para o atendimento, tínhamos de isolar a área e, caso fosse necessário, acionar o Departamento de Trânsito, via telefone. Agora tudo é feito em tempo real”, disse.

Estrutura

São Bernardo conta com 12 ambulâncias de suporte básico, duas de suporte avançado (UTI), duas motolâncias, 49 médicos, 20 enfermeiros, 79 técnicos de enfermagem, 65 condutores, 16 telefonistas e 16 operadores de frota, que trabalham em regime de plantão de três períodos. Somente em 2013, o SAMU 192 recebeu 96.655 ligações telefônicas.

Especificamente na Central de Regulação do SAMU 192 (no CIM), em cada plantão trabalham cinco telefonistas, dois operadores de frota e três médicos. Não ficam ambulâncias na Central de Regulação.

Além da Central de Regulação no CIM, o SAMU tem uma base central, na Rua Joaquim Nabuco, e bases descentralizadas nas nove UPAs, Corpo de Bombeiros e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Taboão e Santa Cruz (nessas unidades há salas de UTI e ambulância 24 horas). O SAMU 192 conta ainda com postos de primeiros socorros na Cidade da Criança e no Parque da Juventude.