Com estoque baixo, Banco de Leite do Hospital Mário Covas pede a colaboração das mães para doações

Instituição registra uma queda significativa no número de doadoras de leite humano. A redução chega até 70%, por isso o Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André faz um apelo para as mães doarem leite para atender principalmente à UTI Neonatal. O hospital não dispõe de maternidade, o que dificulta o acesso às doadoras.

A doação de leite é um ato simples mas de vital importância a todos os recém-nascidos, principalmente para os nenês internados em unidades neonatais, onde em muitos casos as mães estão impossibilitadas de amamentar. O Banco de Leite Humano faz a coleta do leite das doadoras, armazena e ensina sobre a importância da amamentação.

O leite materno contém nutrientes que o leite de outros mamíferos não tem, como anticorpos, principalmente para bebês com peso abaixo do normal. O leite que muitas mulheres jogam fora pode determinar a sobrevivência de prematuros que passaram por cirurgias, sobretudo no HEMC que mantém a UTI Neonatal.

Para doar e obter mais informações, entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (11) 2829-5021.

Como doar

Pode ser doadora, toda mulher que estiver amamentando e tiver sobra de leite. Ela deve procurar o banco de leite humano mais próximo de sua residência e precisa estar saudável e não consumir medicamentos incompatíveis com a amamentação. A retirada do leite da mama é feita em casa – seguindo os procedimentos corretos – e o recolhimento será feito uma vez por semana pelo Banco de Leite.

Esclarecimentos sobre o aleitamento materno

• Algumas mães não têm leite.
Mito. Toda mulher, após o nascimento da criança, produz leite por meio da sucção. Quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido. Beber bastante água é fundamental durante a lactação.

• É preciso preparar a mama durante a gestação, para que a mulher consiga amamentar corretamente.
Mito. Não é necessário massagear os mamilos, esfregar com bucha vegetal, e muito menos passar cremes ou pomadas. No máximo, a gestante pode tomar banho de sol ou de luz (de 40v) para auxiliar na produção de melanina.

• Compressa de água quente ajuda na produção do leite materno.
Verdade. Colocar compressas mornas nas mamas ajuda, sim, a produzir mais leite. Mas só são indicadas quando o leite ainda não desceu. Do contrário, pode causar ingurgitamento mamário (empedramento e mastite).

• Os bebês precisam mamar em um peito até esvaziar e só então trocar de mama.
Verdade. O leite materno tem três fases. A primeira (logo no começo da mamada) tem grande quantidade de água. Na segunda fase, o leite é rico em eletrólitos, vitaminas e sais minerais (cálcio e fósforo). E na terceira fase é que estão as gorduras, por isso é importante que o bebê esvazie o peito para que consiga ingerir o leite mais calórico, que vem no final da mamada. Caso o bebê ainda sinta fome, deve-se oferecer o outro peito. Se estiver satisfeito, a outra mama deverá ser esvaziada por meio da ordenha e na próxima mamada será a primeira a ser oferecida. O leite retirado deve ser doado.

Fonte: Dra. Marisa Da Mata Aprille, Gestora da Pediatria e Banco de Leite do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André.

Informações à Imprensa com Fausto Piedade: (11) 2829-5119.
imprensa@hospitalmariocovas.org.br