Complexo Miguel Etchinique entra em fase de conclusão

A revitalização do viário no Complexo Miguel Etchinique, no final da Av. Brigadeiro Faria Lima, está em fase de conclusão pela Prefeitura de São Bernardo. As obras têm o objetivo de melhorar a fluidez e segurança do tráfego naquela região, bem como nas alças do trevo na altura do Km 23 da Anchieta, evitando congestionamentos e filas de veículos no acesso à rodovia.

Uma das novidades é a abertura do acesso ao Bairro Demarchi na saída da Via Anchieta, sentido São Paulo. Agora, o motorista não precisa mais fazer o retorno por baixo do viaduto para seguir àquela região. Um semáforo instalado no elevado permite a conversão à esquerda, diminuindo os conflitos na pista sentido bairro-Centro.

Ainda nesta saída, no sentido Centro, o Departamento de Engenharia de Tráfego estuda a possibilidade de o semáforo existente passar a ser acionado apenas para travessia de pedestres, melhorando a fluidez do trânsito.

Já quem sai da região do Ferrazópolis pela Avenida José Fornari e quer acessar a Via Anchieta deve utilizar a Rua Nemer Fares Rahail, uma vez que o fluxo que desemboca no Complexo Miguel Etchinique foi dividido.

As duas faixas da direita ficaram destinadas ao acesso à Av. Rotary, Rua Marechal Deodoro e Av. Brigadeiro Faria Lima. Já as duas faixas da esquerda darão acesso exclusivo à Via Anchieta e ao Bairro Demarchi.
Complexo Miguel Etchinique entra em fase de conclusão
Uma das alterações que fazem parte da revitalização e já apresentam resultados positivos foi a implantação de três travessias elevadas, uma no acesso à Avenida José Fornari, no final da Rua Marechal Deodoro, e no acesso da Rotary à Marechal. Com isso, foi eliminado o semáforo que existia no local e, além das melhorias na acessibilidade e segurança ao pedestre, contribuiu para melhor fluidez do trânsito.

Segundo a Secretaria de Transportes a reestruturação semafórica no complexo viário também foi importante para a reorganização dos fluxos, tendo em vista a diminuição do tempo de espera e o alívio do congestionamento. Outro foco foi a segurança dos pedestres, com a implantação de acessibilidade nas calçadas e instalação de semáforos para travessia nos locais onde havia necessidade.