Moradores do Jardim Lavínia abrem contagem para iniciar vida nova

Programa municipal de habitação vai atender mais 88 famílias no bairro; desde 2009, a atual Administração construiu 4.046 moradias na cidade

Moradores do Jardim Lavínia mal escondem a ansiedade para iniciar nova etapa na vida, com a realização do sonho da casa própria. É que a Prefeitura de São Bernardo entrega neste domingo (17) a segunda etapa do projeto, com 88 novas unidades habitacionais no bairro. Em dezembro do ano passado já tinham sido entregues 96 moradias, de um total de 184.

Com os novos apartamentos, sobe para 4.046 o número de moradias entregues pela atual Administração, desde 2009. É o maior projeto habitacional da cidade das últimas décadas. Outras 2.109 estão em construção.

As novas moradias vão beneficiar famílias que antes moravam em favela existente no local, e que desde 2012 deixaram a área e passaram a ser atendidas pelo Programa Renda Abrigo do município, que auxilia no pagamento de aluguel.

Além das moradias, o conjunto habitacional recebeu obras de infraestrutura, como contenção de encostas, drenagem, rede de água, esgoto, novos pontos de iluminação pública e asfalto. A área também conta com salão social, estacionamento interno e playground para lazer da garotada.

Com a entrega das unidades, os novos moradores passam a ter assegurado o direito a uma moradia digna e deixam de ser vítimas de ambientes nocivos à saúde, já que moravam em assentamentos precários, com esgoto correndo a céu aberto e poeira nas ruas.

As 88 unidades estão distribuídas em quatro blocos. Cada apartamento tem 42m². Foram investidos no empreendimento cerca de R$ 18 milhões – recursos do governo federal e contrapartidas do município e governo do Estado.

O Conjunto Habitacional do Jardim Lavínia já contava com outras 516 unidades da primeira etapa de obras, entregues nos últimos anos, também destinadas a famílias originalmente ocupantes da área.