Vereador Jorge Salgado quer proibir radares móveis em locais de difícil visualização

Demonstrando fortes justificativas, o Vereador de São Caetano do Sul, Jorge Salgado, enviou para a sessão da Câmara Municipal o Projeto de Lei que proíbe, nas vias do Município, a instalação e a operação de radares móveis em locais em que a sua visibilidade seja dificultada.

Jorge Salgado pretende dar efetividade à legislação, evitando abusos na aplicação de multas em razão da utilização desse importante dispositivo que, se corretamente utilizado, serve como instrumento para educar os motoristas.

Todavia, quando colocado em operação de forma dissimulada, sem qualquer aviso, muitas vezes escondido entre placas, atrás de árvores ou vegetação, atrás de postes, embaixo de viadutos, em curvas, esquinas e locais com pouca ou nenhuma visibilidade, o radar serve apenas como meio para produzir multas e aumentar a arrecadação. O mau uso dos radares móveis reduz a autoridade dos responsáveis por um trânsito seguro, despreza a população e, pior, não educa.

Esta iniciativa visa também, a colocação de placa móvel antes do radar, para que o condutor reduza a velocidade e dirija o seu veículo em conformidade com a Lei.