A escolha do local ideal pode ser um fator crítico para o sucesso ou insucesso de um negócio que envolva um ponto de venda

Para ajudar, a GoUp Arquitetura preparou 4 dicas para aplicar nesse processo tão importante!

1 – Faça uma análise de mercado e geomarketing.

Conhecer bem o local onde pretende abrir o seu estabelecimento é a primeira etapa deste processo. Para isto deve-se entender os acessos, a área de influência de cada um dos pontos que está estudando e responder a três perguntas básicas sobre o perfil socioecômico da região: Quem são? Como são? De onde vem?

2 – Defina parâmetros do imóvel e local ideal.

Faça uma lista com todo o programa de atividades que seu estabelecimento deve ter para saber como é o espaço que precisa, como por exemplo, área útil, tamanho de fachada, etc. Após isso, ficará muito mais fácil encontrar o imóvel ideal para implantar o seu negócio.

3 – Verifique as questões legais.

Deve-se avaliar corretamente se há algum impedimento legal no ponto que está prestes a escolher, como restrições de uso em função do zoneamento. Você precisará de uma série de licenças para concretizar sua instalação. Ter ciência da viabilidade destas, antes de fechar negócio pode evitar uma série de dores de cabeça no momento da instalação.

Verificar os parâmetros construtivos que deve atender à localização e o tipo do estabelecimento é bastante importante antes de fechar o negócio de locação ou compra do ponto.

4 – Analise o investimento e o custo x benefício.

É certo que alguma reforma e adequação ao espaço será feito para que o seu negócio seja instalado, pois além das reformas para ajustar as instalações, adequar o ambiente ao perfil comportamental e de consumo do seu público alvo é muito importante para o sucesso desde a inauguração do estabelecimento.

Realizar um projeto preliminar com um profissional e estimar o custo da obra é fundamental para evitar surpresas e também para avaliar a viabilidade financeira do negócio, já que o valor investido na reforma deve ser proporcional ao tempo e valor do contrato de locação que será fechado.

Lembre-se que: O melhor ponto não é o mais barato, maior ou mais bonito… O melhor ponto e o que deverá ser escolhido é aquele que propicie o melhor custo-benefício e atendam as características pré-definidas no posicionamento do negócio.

Juliana Silva – GoUp Arquitetura
juliana@gouparquitetura.com.br