Placar da votação de parecer evidencia que impeachment de Dilma será aprovado

Deputado federal avalia que afastamento definitivo de Dilma será confirmado pelo plenário do Senado

O Senado aprovou na madrugada da última quarta-feira (10) o parecer da Comissão do Impeachment por 59 votos contra 21 e, agora, Dilma Rousseff será julgada pelo plenário até o final deste mês. O resultado contou com cinco votos a mais do que o mínimo necessário para aprovar o afastamento definitivo (54 votos).

Para o deputado federal e vice-presidente nacional do PSDB, Carlos Sampaio (SP), o crime de responsabilidade praticado pela petista ficou comprovado ao longo do processo de impeachment e os senadores deverão aprovar o afastamento definitivo de Dilma. “Agora, falta muito pouco para nos livrarmos, de uma vez por todas, da Dilma, do PT e dessa fase triste que vivenciamos na política brasileira”, disse Sampaio.

Para ele, o resultado da votação do parecer evidencia que os senadores aprovarão o impeachment. “Essa vitória expressiva evidencia que a votação final do impeachment, que se iniciará no próximo dia 23, será amplamente favorável ao afastamento definitivo de Dilma, pois, para tanto, bastariam 54 votos.”

Segundo Sampaio, desde o início do processo, quando foi um dos primeiros parlamentares a defender a saída de Dilma, nunca teve dúvidas sobre a responsabilidade da presidente nas fraudes fiscais praticadas pelo governo e nos sucessivos escândalos de corrupção que marcaram a gestão da petista.

Relatório

No relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), constam como crimes de responsabilidade a edição de decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional e as pedaladas fiscais, que consistem nos atrasos em repasses de subvenções do Plano Safra.

Após a votação pela procedência da acusação, foi encerrada a segunda fase do processo de impeachment no Senado, a da pronúncia. A última etapa, do julgamento final, está prevista para ocorrer até o fim de agosto. Nesse estágio, depois de ouvidas novas testemunhas, os senadores irão individualmente manifestar o voto. É necessária maioria qualificada, de 54 senadores, para decidir pela cassação ou absolvição.