Saúde do homem

Ter saúde! Depende só de você. Vá atrás de suas metas. Você deve ser o centro do seu universo. Cuide da sua saúde, invista no seu emocional e, com certeza, será mais feliz. Próstata: é uma glândula do sexo masculino, que pesa 20 gramas, localizada abaixo da bexiga e envolve a parte inicial da uretra (canal da urina). A próstata produz parte do esperma, que serve para o transporte dos espermatozóides durante a ejaculação. Todos os homens a partir dos 45 anos de idade (40 se tiver antecedentes familiares) devem consultar o urologista e realizar exames preventivos, uma vez por ano, para a identificação precoce das doenças masculinas: da próstata (crescimento benigno e câncer), as alterações hormonais e as dificuldades sexuais. As doenças prostáticas são fáceis de diagnosticar e os tratamentos podem ser simples.

Câncer de próstata: O câncer de próstata geralmente é SILENCIOSO, sem sintomas. Com o aumento do tumor malígno pode ocorrer sangramento, dores pelo corpo, fraqueza e emagrecimento. Fique atento.

O médico pede o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático), obrigatório como um marcador (aviso) de possível presença do câncer. O toque Retal é obrigatório e não é substituído pelo PSA. É um exame físico indolor, rápido e permite ao médico identificar possíveis lesões na região e na próstata. Não permita que tabus e mitos falsos possam impedir um diagnóstico precoce e o tratamento imediato da doença. Os medicamentos atuais são eficientes e muitas vezes impedem cirurgias. Quanto mais precoce o diagnóstico mais eficiente é o tratamento e a possibilidade de cura é maior.

Andropausa

Todos os homens experimentam a diminuição na quantidade de testosterona no sangue, porém em alguns casos essas quantidades diminuem mais que em outros. Esta diminuição impacta na qualidade de vida e pode expor o homem a riscos em longo prazo.

A testosterona é o mais importante dos hormônios sexuais masculinos. É produzida nos testículos e a sua função está relacionada com a idade e inclui a diferenciação sexual, o desenvolvimento das características sexuais e a regulação de todas as funções sexuais e reprodutivas masculinas. Sintomas: ondas de calor, ressecamento da pele, diminuição da forca, osteoporose, fadiga, diminuição da concentração, desânimo, diminuição do desejo sexual e impotência sexual. O tratamento é eficiente e faz o homem retornar a ter uma vida intensa e feliz.

Cuide-se até os 40 para ter mais 40 com saúde. A prevenção é o segredo da saúde!