Luiz Marinho encaminha Plano Municipal de Políticas Culturais à Câmara

Documento, que define as diretrizes das políticas para o setor nos próximos 10 anos, foi elaborado de forma democrática, com a participação da população

Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, se reuniu com representantes do governo e da sociedade civil para a assinatura do encaminhamento à Câmara do Plano Municipal de Políticas Culturais. Após a assinatura, o grupo seguiu à casa legislativa, onde o documento foi entregue para ser votado.

O Plano definirá as diretrizes das políticas para o setor no município nos próximos 10 anos. O projeto foi proposto, também, como forma de São Bernardo aderir ao Sistema Nacional de Cultura – instância federal de promoção e gestão da cultura.

A elaboração do documento foi feita de forma democrática e passou por conselho formado por 20 representantes da sociedade civil e 20 do Executivo municipal.

Também foram realizadas plenárias pela cidade para a composição do Plano, cada encontro com eixos temáticos diferentes: participação; gestão cultural; cultura digital; fomento e financiamento; difusão, fruição e acesso; formação; e economia da cultura e economia solidária.

O processo de debate culminou em uma Conferência Extraordinária, realizada em junho, quando as sugestões da sociedade foram sistematizadas e inseridas no Plano.

Para o secretário de Cultura, Oswaldo de Oliveira Neto, o documento vai representar um grande avanço para o setor em São Bernardo. “O governo implantou a Secretaria de Cultura e, agora, deixa o Plano Municipal como legado. Essa é uma conquista de toda a cidade, visto que teve forte participação da sociedade civil em sua elaboração.”

Estão representadas no documento diversas expressões e manifestações culturais, como do circo, reggae, samba, metal, hip hop, patrimônio e memória, capoeira, cultura jovem urbana, cultura popular, teatro, dança, leitura e literatura, audiovisual e artes visuais. A divisão por segmentos culturais seguiu a lógica tradicional da organização dos movimentos artísticos da cidade.

Para o aposentado e integrante do Grupo Ama ABC, Sebastião Santiago, a cidade precisa fortalecer a cultura local. “Temos em São Bernardo muitos talentos, que muitas vezes não conseguem mostrar seu valor. O Plano vem para fortalecer esses talentos.”