Prefeito e vereadores visitam escola no Bairro Santa Paula

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

28 de Janeiro

Na terça-feira, o prefeito José Auricchio convidou os 19 vereadores para explanação e sobre a escola EMEI José Auricchio no bairro Santa Paula construída e entregue a população em 2012 e nunca utilizada por estar ao lado de posto de gasolina, bem como uma visita ao local, sendo acompanhado somente por 15 deles que aceitaram o convite.

A reunião teve por objetivo apresentar os laudos, além dos aspectos jurídicos e documentos que atestam a salubridade do estabelecimento para atender crianças em período integrar.

Os vereadores Ubiratan Figueiredo, Jander Lira, Chico Bento e Sidão da Padaria não comparecem a reunião e nem a visita – dizendo ser independentes.

O motivo da reunião com os vereadores é a de que a cidade necessita de vagas urgentes para e não é concebível que a escola esteja fechada quando alunos precisam de vagas urgentes, já para o início de fevereiro.

“Enquanto professor, eu me sentiria seguro em lecionar nesta escola. Enquanto pai, eu me sentiria seguro de colocar meu filho na escola”, afirmou Pio Mielo – presidente da Câmara Municipal de São Caetano.

Contrato da GreenLine plano de saúde vai ser revisto pelo prefeito

Diferente do plano de Saúde Intermédica / Santa Amália, que atendia os funcionários públicos de São Caetano até novembro passado, e tinha unidades de atendimento em todo o ABC, incluindo São Caetano, a atual contratada pelo ex-prefeito no último dia útil de seu mandato, a GreenLine, com custo de 25 milhões por um ano de contrato, dificulta a vida dos funcionários porque não tem unidades de atendimento no município, e, num segundo plano, a administrativa, tem custo unitário bem maior do que a anterior.

A empresa foi trocada porque a administração passada não estava pagando corretamente o plano e cortou os serviços prestados ao funcionalismo. Nada de errado nisso, bastava quitar os débitos de dois meses de atraso – cerca de 2,6 milhões de dívidas, e voltaria a ser normal.

Mas não foi isso que fizeram, simplesmente trocaram o plano de saúde e deixaram a dívida para trás, para o atual prefeito quitar, um dos motivos que não fizeram a transição de governos na época, – tudo para não ser comprovadas alguns ilícitos administrativos como os mais de oitenta processos e licitações suspeitos.

A troca pegou os servidores municipais de surpresa e alguns, inclusive, impedidos de realizar procedimentos médicos. Houve casos de funcionárias grávidas e em pleno tratamento de câncer que tiveram de desembolsar os valores de exames e consultas.

Pelo novo acordo, a administração terá de pagar R$ 2,08 milhões por mês à operadora – acordo inviável a ser pago pela atual administração, o que deve ser revisto o contrato e estudado novos valores. Ao todo, são 13.960 usuários, entre ativos, inativos e dependentes.

Já começaram mal representando o povo

Os vereadores Sidão da Padaria e Mauricio Fernandes já começaram mal o ano Legislativo em São Caetano, ao não comparecer a primeira reunião extraordinária da Câmara Municipal que tratava de tema primordial para o ano letivo na cidade, e muito menos foram vistoriar a obra abandonada pelo ex-prefeito há exatamente quatro anos e que vai ser utilizada agora, a partir de fevereiro abrigando quase 500 alunos, diminuindo assim o déficit de vagas nas escolas infantis da cidade. Quando se fala em vereador, é para defender a população, mas, quando se omitem é sinal que não terão interesse em fiscalizar nada. Será que irão fazer a mesma coisa sempre que tiver uma matéria polêmica a ser votada. Fugir?

Vereador quer transparência?

O vereador e médico dr. Carlos Seraphim, agora quer transparência na administração pública e vem divulgando sistematicamente isso em sua página em rede social diariamente – através da carta de transparência, editada pelos ex-funcionários públicos na administração Paulo Pinheiro, secretário e diretor do Sedert, que parecem exigir da administração Auricchio, o máximo de transparência possível.

Estranho é que os três, participaram da administração inconsequente e irresponsável de Paulo Pinheiro, e não exigiam nada, pelo contrário, apoiaram todos os atos administrativos que colocaram a cidade num abismo sem fim. Qual a intenção do vereador Seraphim e dos senhores Francisco Soelt e Mario Camilo ? – primeiro teriam de explicar o por que não questionaram em nada a administração passada que fizeram parte, pelos desmandos e fraudes em licitações e só agora, em início de governo tentam pressionar para atingir seus objetivos? – depois quem sabe ter direito a alguma resposta.

Vai voltar a clinicar? De graça?

Notícias dão conta que o ex-prefeito de São Caetano depois de muitos e muitos anos vai montar uma clínica na cidade e voltar a exercer sua profissão. Esperamos que seja de médico e não de cirurgião plástico, diploma que não tem mas exercia. Ninguém sabe onde será a clínica, mas todos esperam que ele vá cobrar três reais a consulta, para pelo menos pagar a passagem de ida e volta para casa, antes ele fazia atendimento nos centros da terceira idade, onde ele exercia seu dom de médico e “não cobrava”. Será que vai continuar assim…

Vistoria em Hospital de Emergência encontra mais descasos na Saúde

Em visita técnica ao Hospital de Emergência Albert Sabin, a secretária de Saúde dra. Regina Maura e o prefeito José Auricchio mais uma vez presenciaram in loco, o descaso que o ex-prefeito Paulo Pinheiro e seus inúmeros secretários que mandaram na pasta em quatro anos fizeram ao hospital de referência.

A cada dia que passa, e tomando as rédeas da administração, vai se notando o quanto foi destruído na cidade em quatro anos de uma administração inconsequente e irresponsável, principalmente no trato com o ser humano, onde a saúde que deveria ser primordial, foi tratado com um esmero desprezo pelo médico prefeito Paulo Pinheiro.

Não passou despercebido durante a visita, os descasos no hospital estratégico da Sáude de São Caetano, o Albert Sabin, que precisará de uma reforma geral no prédio que só tem oito anos de construção, inaugurado que foi em 2008 – “O hospital está totalmente precarizado, sem nenhum grau de manutenção, a um nível quase proibitivo de uso”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior, a respeito da situação estrutural.

Já em termos de equipe, a secretária Regina Maura Zetone elogiou o quadro. “A equipe é suficiente e muito boa, com profissionais dedicados e competentes, e com uma diretoria forte. Precisamos de algum reforço em poucas áreas”, disse Regina.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.