De olho no eleitorado

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

26 de Abril

O prefeiturável, Fabio Palacio do Podemos, tem se reunido com moradores e pré-candidatos a vereador para apresentar e dialogar sobre assuntos pertinentes a administração. De olho no eleitorado, Fabio, tenta se aproximar de famílias para sentir as necessidades encontradas pela população ao procurar os principais serviços municipais, como saúde e educação e zeladoria. Os encontros com os moradores servem para ouvir o que pensam sobre a cidade, bem como aproveita também para pedir sugestões a serem incorporadas a uma futura administração, para tornar uma São Caetano mais humanizada e aconchegante.

Jogando sujo?

O pré-candidato a prefeito de Santo André, Eduardo Leite, do PSB, ultimamente tem sido bombardeado pela mídia local, dizendo que ele desistirá de sua campanha em prol de uma outra candidatura, a do PT, onde tem como pré-candidata a ex-vereadora Bete Siraque. Pura especulação ou querem mesmo acabar com sua campanha, visto que em pesquisas o candidato do PSB aparece na frente de todos os candidatos dissidentes da administração e até o indicado pelo prefeito Paulo Serra? Quem estaria por trás deste bombardeio e qual o motivo? Será que é só por estar na frente liderando? Só o tempo dirá.

Verba para região!

O presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, José Filippi, em reunião com o governador Tarcísio de Freitas, juntamente com demais membros da entidade (prefeitos) no Palácio dos Bandeirantes, conseguiram destravar algumas verbas para a área da Saúde que estavam paradas na Secretaria. Ao todo, os prefeitos de Mauá, Marcelo Oliveira e Santo André, representado pela deputada Ana Carolina, conseguiram verbas na ordem de 38 milhões, que irão ajudar no orçamento do Hospital Nardini (18 milhões/ano) e 20 milhões à Santo André para investimentos em Saúde e infraestrutura. Só não se sabe quando as prefeituras irão receber as verbas.

Brigam por vaga?

A sessão da Câmara Municipal de São Caetano desta semana foi encerrada depois que dois vereadores da base do governo quase saíram no tapa por vaga de deficientes. Isso porque os pares dizem ser amigos, um diz que protege deficientes e outro que tem um deficiente na família. De bom nisso, não se tira nada. Só dá para perceber que alguns dos ilustres vereadores da cidade pensam bem pouco nos moradores e deveriam ser notificados por decoro parlamentar. Isso não irá acontecer, porque o presidente também faz parte da base, assim como a maioria para votar qualquer pedido de CPI que investigue a administração por gastos excessivos com obras mal feitas e desnecessárias para o município.

A mesma coisa em SBC

Se em São Caetano os vereadores brigam por vaga, em São Bernardo parece que os vereadores estão pouco ligando para óbitos ocorridos no Hospital Municipal da Mulher no últimos meses. Crimes que estão sendo investigados pela polícia, e divulgados em nível nacional, são meramente noticiados pelos vereadores que sequer conseguem convocar o secretário de Saúde, Geraldo Reple, para dar explicações na casa e muitos menos o prefeito, que diz estar tudo em ordem na Saúde do Município. São vereadores iguais a estes que foram eleitos que a população deve banir das Câmaras Municipais, porque depois de eleitos, não enxergam um palmo a frente do prefeito, que parece ditar os rumos dos Legislativos na maioria das votações. Palmas!

Parece piada do prefeito!

Dias atrás após reunião com um pré-candidato a prefeito de Santo André, o prefeito Orlando Morando anunciou o recapeamento de parte da Avenida Pereira Barreto até divisa com o município vizinho. O mais estranho deste anúncio é que a avenida tem no município de São Bernardo, só cerca de um quarto da extensão, o restante fica na cidade vizinha, de onde é o pré-candidato que o visitou. Será que Morando já está articulando algo para ajudar o pré-candidato? Ou só é mais um movimento para dizer que vai ajudar um candidato desafeto de outra cidade? O eleitor espera que se ele for ajudar o pré-candidato, que seja com dinheiro de seu próprio bolso e não use verba de publicidade da prefeitura para tal. Isso serve para outros prefeitos do ABC, que tem a máquina administrativa a seu dispor e não podem ser candidatos. Financiar campanhas com dinheiro público é crime.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.