Vacinação se faz necessária por não haver cura para a doença

São Bernardo inicia vacinação contra HPV para meninos de 11 a 14 anos

Ação do Ministério da Saúde foi incorporada pelo município, que até o ano passado restringia procedimento para meninos de 12 e 13 anos; vacina já está disponível em todas as UBSs

A Secretaria de Saúde de São Bernardo já iniciou em todas às suas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vacina HPV quadrivalente também aos meninos de 11 a 14 anos. A ação do Ministério da Saúde foi incorporada pelo município, que até o ano passado restringia procedimento a população masculina de 12 e 13 anos.

A decisão tem como objetivo fortalecer as ações de Saúde e diminuir o índice da doença, no sexo masculino e feminino, já que na maioria das vezes, é transmitido pelo ato sexual. Além disso, possibilita maior prevenção do câncer de pênis, anus, orofaringe e verrugas genitais, que pode ser ocasionada pelo do vírus Papiloma humano, o HPV.

A vacina deve ser tomada duas vezes, com intervalo de seis meses. Para a diretora do Departamento de Atenção Especializada de São Bernardo e médica Infectologista, Mariliza Henrique Coelho Rocha, a imunização é a melhor forma de prevenir os impactos de transmissão.

“Os pais devem se conscientizar e levar os seus filhos para tomar a vacina, essa é a melhor forma de prevenir as crianças do vírus e até mesmo de um câncer. Além disso, eles devem ser orientados, desde cedo, sobre a importância de uso preservativo e os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. A prevenção é sem-pre o melhor tratamento para todas as doenças”, explicou.

Para se vacinar, a criança deve ir até uma UBS acompanhada dos pais, portando um documento com foto e a carteirinha de vacinação e ter entre 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O HPV é um vírus que pode ser evitado por todos. Quando constatado, precisa ser tratado com controle de remédios e acompanhamento médico, uma vez que na maioria das vezes, não há cura definitiva para a doença.