‘Verdejando’ chega a sua 5ª edição e expande atuação para a Grande SP

Iniciativa da Globo em SP em parceria com o Jornalismo teve início na sexta-feira, dia 1° de setembro

Uma ideia plantada em 2013 semeou com muita força e, agora, chega à sua quinta colheita: o ‘Verdejando’, conjunto de ações do Jornalismo e da Comunicação da Globo em São Paulo, voltou ao ar e às ruas desde o dia 1º de setembro, mês da primavera. A intenção da iniciativa é estimular a mobilização e a conscientização da população sobre a importância do verde para a vida de São Paulo e seus habitantes.

Com reportagens no ‘Bom Dia SP’, no ‘SP 1’ e no ‘SP 2’, o ‘Verdejando’ terá dois momentos diferentes nos telejornais: até 9 de setembro, serão revisitados locais em que foram realizadas atividades em anos anteriores, para ver o que houve de melhoria e o que precisa ser revisto, como é o caso do Jardim Peri, que dá início ao projeto. O local recebeu ações do ‘Verdejando’ em 2013 e segue cultivando suas árvores. A grande novidade, neste ano, é que as equipes de jornalismo vão visitar algumas cidades da região metropolitana de São Paulo, como Guarulhos, São Caetano do Sul, Mauá e Osasco.

A partir do dia 11, serão apresentadas as novas atividades realizadas nas ruas, com especialistas que atuam nesta parceria. Para Mauá, no dia 14/09, está planejado o plantio de árvores próximas a uma UBS da cidade.

Outro lugar que necessita de grande atenção em relação ao verde é São Caetano do Sul: de acordo com dados da SOS Mata Atlântica, a cidade não tem nenhum sinal da mata atualmente. A ideia é enriquecer a Avenida do Estado, no dia 20, com cerca de 120 árvores nativas, criando um corredor de biodiversidade.

Nesta edição, o ‘Verdejando’ conta com apoio das Prefeituras Regionais de Cidade Tiradentes, Mooca, Casa Verde e Butantã, as Prefeituras de Guarulhos, Mauá, Osasco e São Caetano do Sul, e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. “Em 2017, a iniciativa quer estar mais perto das pessoas, no caminho por onde elas passam para trabalhar ou ir à escola, para que elas se relacionem cada vez mais com o verde, criando uma ligação positiva com as árvores e cuidando delas também”, explica Alexandre Mutran, gerente da Comunicação Regional da Globo em São Paulo.