Nenhum pedido de aumento das tarifas de ônibus foi protocolado e nem mesmo a planilha de custos foi apresentada pelas empresas ao Consórcio Intermunicipal

Consórcio descarta reajuste de tarifa de ônibus em janeiro

O presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, confirmou que as tarifas do transporte público no Grande ABC, não serão reajustadas no mês de janeiro.

“As prefeituras consorciadas não foram provocadas pelas empresas de transporte público da região, e o Poder Público não vai autorizar qualquer reajuste nas tarifas sem que as empresas abram suas planilhas de custo, que é a ferramenta utilizada para mensurar se os preços praticados na passagem são corretos”, reiterou Morando.

Segundo Morando, nenhum dos cinco prefeitos presentes na assembleia recebeu um pedido formal das concessionárias para aplicação do reajuste. “Por essa razão, nós não vamos deliberar sobre o assunto. Como ninguém pediu não há motivo para darmos aumento, já que o concessionário, que é o maior interessado, não protocolou nas prefeituras o pedido de reajuste”, destacou.

Caso isso ocorra ainda no mês de janeiro, as prefeituras, através das secretarias municipais de Transporte, farão a abertura de preços nas planilhas de custos individuais para ver se há necessidade de reajuste ou não. “Portanto, a deliberação da Assembleia de Prefeitos hoje é a de que não haverá reajuste das tarifas até o presente momento”, frisou.

Orlando Morando explicou que é preciso haver uma análise local, inclusive para determinar ou não a tarifa unificada.

“O que nós estamos unificando é poder tratar isso de maneira equiparada, os municípios trabalhando de maneira conjunta para a deliberação das novas tarifas do transporte público”, disse Morando, ao comentar sobre a readequação tarifária.