Bete Siraque pode ser a candidata em S.A.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

4 de Outubro

Depois da desistência de concorrer à prefeitura de Santo André, dois vereadores petistas da bancada de oposição à Paulo Serra – (Eduardo e Willians), a vereadora petista deve ser a indicada a concorrer ao Paço Municipal nas eleições que ocorrem em 2020. Vereadora em seu segundo mandato, Bete Siraque, já posicionou favorável a candidatura no ano que vem, e só estava esperando pelo PED que deve ocorrer em novembro na cidade, mas, a desistência dos dois vereadores, ficou mais fácil sua indicação. Agora é aguardar o apoio do partido e receber a legenda, bem como nesse intervalo começar a se aproximar de outros partidos de oposição e ganhar mais apoios, viabilizando sua candidatura.

Secretariado ainda não está completo

Depois de tudo o que aconteceu na cidade de Mauá, onde o prefeito Atila Jacomussi, já passou alguns meses na cadeia em duas oportunidades preso que foi pela Polícia Federal em operações de desvio da merenda escolar, Prato Feito e Trato Feito, e depois afastado por ter sido cassado pela Câmara de vereadores, o prefeito que ganhou nova oportunidade pelo Tribunal de Justiça, ainda não conseguiu formar novamente seu secretariado e dar andamento na administração mauaense. Ao que tudo indica, é que o prefeito não tem todo o apoio que pensava ter depois das duas prisões e uma cassação. Pior ainda é que seu grupo acredita que ele saia novamente candidato em 2020, para apagar a má administração sua e de sua vice. Será que o povo vai apoiá-lo novamente. A oposição tem grande chance de retomar a administração.

Câmara Federal é uma piada

Os deputados federais parecem que estão lá só para aprovarem pautas que lhes interessam ou a seus amigos e partidários, daí se esforçam bastante. Fazem até horas extras. Foi aprovado ontem à noite, sem emendas e pela maioria dos deputados, as regras para as eleições de 2020, para prefeitos e vereadores. Interessante é que, o presidente Bolsonaro diz que o Estado não tem dinheiro, o presidente da Câmara também sabe, e aprovam um reajuste de 10,9 nas verbas para as disputas eleitorais para os dois cargos. Para prefeito as cifras passam de 45 milhões e para vereador os 25 milhões, dependendo o número de vereadores. Uma piada de mau gosto enfiada goela a baixo da população que vai pagar a conta de mais esta mazela. Será que o país está em recessão mesmo? – ou, só falam isso para poderem desviar verbas públicas para pautas pontuais como esta, e a dos deputados para suas cidades de origem. Enquanto isso, cresce o número de desempregados…

Campanha Outubro Rosa de 2019 em SCS

A abertura da campanha de prevenção ao câncer de mama, tradicionalmente realizada com um chá organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano, teve um toque inédito este ano: foram convidadas representantes de redes de toda a região metropolitana de São Paulo e de entidades parceiras, como a Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo e o Lions Clube. A união de forças é a marca da campanha Outubro Rosa de 2019, frisou a presidente do Fundo Social de São Caetano, Denise Auricchio. O enceramento contará com um movimento para agregar esforços e intensificar o combate diário ao câncer realizado pelas entidades: uma caminhada, que já está marcada para o dia 27 de outubro. A saída está marcada para as 9h, a partir do Espaço Verde Chico Mendes e finalizando no Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim.

Dinheiro gasto sem sentido

Os vereadores das Câmaras Municipais do Grande ABC, pelo que apresentam ultimamente, alguns não deveriam nem receber seus salários pelo pouco ou nada que trabalham em benefício da população. Deveria estipular que, o vereador só recebesse se: apresentasse pelo menos dois projetos de lei com algum sentido e com objetividade para o bem da coletividade ao mês. Caso isso não acontecer seu salário vai para entidades beneficentes. Daí os vereadores se empenhariam mais em trabalhar e não apresentar projetos de seus egos, pensando que a população vai gostar, e/ou felicitando aniversariantes, dando títulos de cidadãos à desconhecidos, pedindo limpeza de bueiro, segurança para via pública, poda de árvores e ou faixa de segurança. Isso tudo não traz efeito algum na comunidade, só para os amigos, isso quando não apresentam projetos tão insignificantes que nem deveriam ser lidos em plenário por serem tão bizarros. Dinheiro público não é lixo vereadores e a população pode arrumar isso nas próximas eleições. Fica a dica.

Frase da Semana

“As vezes temos que nos fingir de idiotas para compreender onde podem chegar as pessoas que pensam que são mais que os outros” – Anônimo

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.