Coronavírus: quando acender a luz vermelha para os sintomas?

Segundo especialista, evolução para um quadro grave costuma ocorrer entre segundo e o quinto dia após o aparecimento dos sintomas

Quem tem sintomas de infecção respiratória deve ser manter em autoisolamento, em casa e sem contato com outras pessoas da mesma residência, por 14 dias. E ficar atento à evolução dos sintomas. Na maioria dos casos de coronavírus, eles desaparecerão sem causar problemas.

Porém, como ocorre também com a influenza, os sintomas podem se agravar e é preciso atenção.

O pneumologista Carlos Alberto de Barros Franco do Rio de Janeiro, um dos especialistas mais respeitados do país e que trata de seis pacientes com Covid-19, diz que a evolução para um quadro grave costuma ocorrer entre o segundo e o quinto dia após o aparecimento dos sintomas.

A luz acende quando surge febre e quando ela se eleva. E quando a pessoa fica vermelha ao sentir dificuldade respiratória. O principal elemento é a falta de ar.

Se isso acontecer, aí sim, a pessoa deve procurar o médico ou um hospital.

Sendo Covid-19 ou influenza, a recomendação é de dois exames. Um deles para medir o nível de oxigênio e ver se baixou. O segundo é a tomografia para detectar infiltração pulmonar, típica de pneumonia viral, que não aparecerá em radiografias.

— Só vá ao hospital ou posto de saúde se estiver com falta de ar persistente e se sentindo mal, com fadiga. Há uma queda do estado geral. Fora isso, estará sobrecarregando a rede de saúde e se expondo a contrair infecções — frisa ele.

O pneumologista esclarece que um resultado positivo não é motivo para desespero. A maioria dos pacientes tem ótima recuperação.