Especial: 143 anos de São Caetano do Sul

Bairro Barcelona

O bairro acorda com o tilintar dos sinos todos os domingos

Isso mesmo, quem não conhece o badalar dos sinos da igreja Nossa Senhora Aparecida, realmente não conhece o bairro Barcelona.
Imponente na divisa com Santo André, a antiga Vila Barcelona ganha destaque nas suas principais igrejas, a Nossa Senhora da Aparecida que faz as vezes da matriz do bairro, assim como as de menor destaque e não de importância como as igrejas Ortodoxas Ucranianas, localizadas na rua Oriente e na rua Botucatu, bem próximo da sede do Corpo de Bombeiros e a Igreja Batista da rua Alegre.
Bairro realmente diversificado em questão de religiosidade, visto também pela colonização do bairro por descendentes de espanhóis e ucranianos, no início do século passado.
Também em educação o bairro é rico, com creche, emeis, escolas municipais e estaduais e é claro a universidade do município, a USCS.
Bairro com predominância residencial ganha em qualidade de vida, e seus moradores podem usufruir de diversas praças públicas para o lazer e descanso nos fins de semana.

Bairro Boa Vista

Cresceu com enormes torres de apartamentos

Na saída São Caetano com Santo André, um dos bairros que ganha destaque nestes últimos anos é o Boa Vista.
Bem pouco valorizado, por ser distante do Centro da cidade, hoje com o boom imobiliário que afetou toda a cidade, o bairro ganhou uma arrancada na valorização imobiliária, e os poucos espaços para expandir está se tornando disputado palmo a palmo com construtoras, surgindo com isso dois grandes empreendimentos imobiliários ocupando uma área conjunta de mais de 50 mil m², onde diversos edifícios estão sendo levantados simultaneamente.
Bom para os moradores antigos do local, que junto a estes empreendimentos, estará ganhando uma infraestrutura bem grande nos próximos anos, alavancando definitivamente o bairro, onde o comércio ganhará um reforço extra com a construção de um hipermercado.
Quem imaginou que o Boa Vista não passaria de um caminho para chegar mais rápido a cidade vizinha, acabou voltando atrás e hoje vê com bons olhos os investimentos ali aplicados. Com os investimentos com certeza a segurança irá aumentar.

Bairro Centro

O comércio do Centro está estagnado e tirou o charme do bairro

O Centro mudou radicalmente sua paisagem, os cinemas de antigamente acabaram, não sobrou nenhum para contar história, ou melhor não existe mais nenhuma na cidade.
O barulho das cancelas da estrada de ferro, deram lugar às buzinas dos ônibus e carros que circulam pelo centro velho, mas com cara de novo. Suas ruas de paralelepípedos e chão de terra batida, ganharam asfalto e o comércio que antes era mais pujante está estagnado.
Muita gente prefere os shoppings da região ao comércio local, isso quando não os comércios localizados nos bairros São José, Nova Gerte e Barcelona.
O centro, que antes era frequentado pela elite da cidade, hoje é mera passagem dos trabalhadores, em sentido a estação de trem, que não é mais a Maria Fumaça de antigamente, hoje é elétrico e quase nem se percebe sua chegada e saída.
As barraquinhas que se instalavam dos dois lados da estação deram lugar ao terminal rodoviário. A Conselheiro Antônio Prado, que abrigava grande comércio onde se encontrava de tudo nas proximidades da estação acabou, agora só depois do viaduto dos Autonomistas.
Por isso o Centro mudou e o charme acabou…

Bairro Cerâmica

A tecnologia ocupou o lugar da argila…

Margeado pelo rio dos Meninos, o bairro Cerâmica, faz divisa com os bairros Santo Antônio e São José, e credita-se seu nome devido a Cerâmica São Caetano, que ali funcionou por décadas numa extensa área descampada, cercada por muro marrom, que até hoje é marca registrada do bairro.
Seus fornos produziram por décadas tijolos e telhas, mudando depois de nome nos anos 80 para grupo Magnesita, até ir embora da cidade nos anos 90.
A Cerâmica foi embora, mas a história ficou junto com o pioneirismo do município e seus funcionários, a maioria moradores da cidade.
De fábrica de tijolos e telhas com seus fornos, surgiu o novo bairro Cerâmica, agora com tecnologia de ponta, que trouxe mais prosperidade a cidade com o ParkShopping São Caetano.
Os moradores do bairro veem com bons olhos toda esta virada tecnológica nos arredores, porque estão ganhando mais infraestrutura e um visual mais moderno, principalmente nas principais ruas e avenidas e valorizando todos os imóveis nos arredores.

Bairro Santo Antônio

Destaque entre todos, agora não mais…

Com a proximidade do Centro da Cidade, o Santo Antônio, ganhou muito destaque nos anos 40 e 50, por suas suntuosas mansões, (hoje não existem mais), por ser uma das partes altas da então Vila de São Caetano, os imigrantes italianos fugindo das vazantes do Tamanduateí, ali fixaram residências, e várias empresas químicas de porte aportaram e pertencentes a imigrantes no bairro no decorrer dos anos seguintes, além de inúmeras metalúrgicas, que até hoje ali se encontram, promovendo o bairro num grande centro industrial.
Não só as fábricas vivenciaram o progresso do bairro, também tem méritos a instalação do primeiro Hospital particular do município, o São Caetano, a sede da Prefeitura que ali ficou estabelecida por dezenas de anos no bairro.

Bairro Fundação

Onde tudo começou…

Os primeiros imigrantes que chegaram na vila, se instalaram no hoje, bairro Fundação, isso nos idos do século 19, vindos pelo único transporte da época, a maria fumaça da São Paulo Raylway – atual CPTM, cujas linhas dividia a parte baixa da pacata vila de São Caetano.
As várzeas do Fundação era parque de diversão da criançada depois das chuvas, pois transformava-se em um vasto mar de água doce do rio Tamanduateí que ocupava boa parte da localidade, isso ocorreu até bem pouco tempo, quando foram amenizadas com diversas obras para conter as águas do rio.
O comércio do bairro cresceu nas proximidades da estação na parte alta do bairro, assim como nas cidades do interior, e até hoje ainda é sua maior concentração.
A redescoberta do Fundação deveu-se ao bom imobiliário que assolou São Caetano e não perdoou o bairro, surgindo inúmeros condomínios residenciais, suas ruas de terra que passavam só carroças, hoje asfaltadas dão lugar a possantes carros, e poucos param para lembrar do cotidiano do bairro e suas vazantes.
O Fundação mudou, assim como boa parte de sua população, para os bairros mais nobres, mas depois da linha do trem, ninguém jamais esquecerá que foi onde tudo começou.

Bairro Mauá

De Boqueirão dos anos 60 a Mauá nos anos 70

As áreas ribeirinhas ao córrego dos Meninos na divisa com São Bernardo do Campo, ganhou muito destaque com a chegada do Instituto Mauá de tecnologia no início dos anos sessenta, cuja área foi doada para a sua construção, daí o nome do atual bairro. Antes a localidade era conhecida como Vila Boqueirão.
O bairro cresceu juntamente com a Faculdade quando as empresas imobiliárias da época começaram a lotear as inúmeras pequenas chácaras e construir casas populares com a ajuda do Estado, surgindo então um grande conjunto nas proximidades, o BNH, na época foi primordial para o crescimento populacional naquela Vila, no final dos anos 60 para 70.
As características da Vila até hoje não mudaram, e suas ruas pacatas de cidade do interior fazem com que seus moradores se sintam em uma outra cidade, principalmente quando tiram o dia para passear pelas tranquilas ruas ou visitar a Escola Ecológica que ali está instalada.

Bairro Nova Gerte

De longe ganha do Centro em progresso…

A parte mais alta de São Caetano com o tempo viu sua população e o comércio crescerem juntos, competindo com o Centro da cidade. Apinhada de gente em sua principal via de acesso a Visconde de Inhaúma, não se parece em nada com a pacata rua dos anos 60 e 70, onde nada tinha, e a única saída era recorrer nas principais vias do centro, antiga estação.
O bairro mudou nos últimos 30 anos, e sua população aumentou sensivelmente, enquanto seu comércio evolui com a vinda dos bancos e rede de supermercados e uma infinidade de benfeitorias dentre elas a Fundação das Artes e Faculdade de Serviço Social
De pacata a Visconde foi estilizada, ganhou calçadões com floreiras em toda a sua extensão e o comércio evoluiu, deixando para trás bairros os nobres da cidade.
Pode se dizer que, o bairro foi o mais premiado nas últimas décadas e da vila que era antigamente, hoje os edifícios estão tomando o lugar de casas simples.

Bairro Olímpico

O bairro do esporte?

Em São Caetano, o esporte sempre esteve no sangue de sua população, praças esportivas é o que não falta na nossa pequena cidade, e a maior concentração está justamente no bairro Olímpico, que margeia a avenida Presidente Kennedy. Vários clubes disputam uma das principais vias do município.
Dentre as praças esportivas localizadas estão o ACASCS, o ABREVB, o Santa Maria e em seu ponto mais nobre está o complexo Lauro Gomes de Almeida com o estádio Anacleto Campanella, construído na década de 60 pelo ex-prefeito Braido.
Suas ruas pacatas e sinuosas, nos finais de semana dá ares de uma vila interiorana, mas com requinte de cidade grande, pois o trânsito é quase nenhum, não prejudicando o sono de quem gosta de dormir um pouco mais nos fins de semana.
É, e sempre foi assim, calmo como seus moradores. Bom para se viver sossegadamente, um dos poucos lugares onde não proliferou o boom imobiliário. Quem diria que nos anos 90, a parte baixa do bairro era alagada pelo córrego da Presidente Kennedy, que foi canalizado no início dos anos 90 e faz divisa com o Santa Maria e Barcelona, e para atravessá-la era uma dificuldade só. Hoje ninguém mais lembra das dificuldades enfrentadas pelas enchentes.

Bairro Oswaldo Cruz

A primeira caixa d´agua da cidade construída no bairro

Para facilitar a distribuição de água à população, na parte mais alta do município, foi construída a primeira caixa d´agua na então Vila Oswaldo Cruz, o que melhorou um pouco a qualidade de vida da população nos anos 60, quando o Estado é quem abastecia a região.
Hoje, denominado Bairro Oswaldo Cruz é predominantemente residencial, outrora foi dominada por inúmeros imigrantes espanhóis que ali se instalaram. Seu comércio é pequeno, devido a proximidade com o bairro Nova Gerte onde o comércio é mais intenso. A Igreja Candelária, juntamente com a primeira caixa d´agua são pontos de referência para qualquer pessoa que queira chegar ao bairro, com fácil acesso ao Centro e São José, e divisa com o bairro Olímpico.

Bairro Prosperidade

O mais novo com Jeitinho antigo de ser

A antiga Vila Prosperidade adquirida de Santo André nos anos 60, era muito pacata e mais parecia uma vila interiorana, com sua igrejinha na única praça, seu único mercado, duas farmácias e alguns bares.
Quem pensa que mudou muita coisa está enganado.
Todas as principais ruas do agora bairro, atravessam ou circundam a praça da Riqueza, e grande parte do local, era inundado pelas águas do Tamanduateí quando a chuva era muito forte.
Hoje, o bairro continua pacato, mas os empreendimentos imobiliários estão descobrindo o lugarejo mais distante do Centro da Cidade, com acesso pela avenida dos Estados ou a rua Felipe Camarão.
A redescoberta do bairro, está ganhando novos ares, mais recentemente foi inaugurado uma agência bancária, pequena, mas está lá, reinvindicação antiga dos moradores que agora não precisam pegar condução até o centro para pagar suas contas.
A vida continua pacata, e seus moradores irão continuar imaginando que ainda moram em outra cidade, que não seja a centenária São Caetano do Sul.

Bairro Santa Maria

Antiga chácara das Flores

Dos remotos tempos quando aqui existia somente a chácara das Flores, o Santa Maria não tem mais nada.
O que se tem de lembrança do lugar é uma imensa faixa de terras que divisa a cidade com Santo André, onde foram instalados vários núcleos colonizadores principalmente o espanhol, o italiano e a influência nipônica, com a instalação da Associação Karaokê de São Caetano na alameda Conde de Porto Alegre.
Hoje o Santa Maria desenvolveu-se e transformou num bairro totalmente residencial, através dos loteamentos das antigas chácaras, e ostenta o título de ser um dos bairros mais visitados pela região, não só pela Cidade das Crianças nele instalado, mas também na parte cultural – porque é sede do maior teatro da região, e um centro esportivo, que mesmo instalado na divisa, recebe seu nome e é conhecido nacionalmente por seus inúmeros títulos conquistados – O SERC Santa Maria.

Bairro São José

Simples, mas de muito verde e acolhedor

Ao falar do Bairro São José, não poderia jamais esquecer das catástrofes das enchentes que causam grandes destruições e prejuízos a seus moradores, principalmente os mais humildes. O córrego dos Meninos que ali passa é o causador de inúmeros desastres e vai continuar assim.
Mas o bairro São José, não é só tristeza para sua população de mais 10.000 moradores. Seu pequeno comércio é pujante durante todos os dias da semana, e também encontra-se no bairro o maior conjunto habitacional da cidade “o Radialistas”, a sede da prefeitura da Cidade e a maior concentração de área verde do município, compreendido pelo Parque Chico Mendes com 140 mil metros quadrados de puro lazer.
Para quem fala que nunca foi ao Bairro São José, o bairro foi palco de grandes shows à alguns anos atrás.
De simples nos últimos anos não tem mais nada, porque o bairro é sede do maior empreendimento no município, o Parque Tecnológico, que dá destaque em nível municipal, estadual e nacional, e agora é orgulho de todos os moradores.

Jardim São Caetano

De ruas arborizadas e mansões…

Criado com a necessidade de a cidade ter um bairro nobre, o Jardim São Caetano com ruas totalmente arborizadas e suntuosas mansões, não deixou para trás seus prejuízos causados a seus moradores pelas chuvas e o córrego dos Meninos. Além do Jardim, outros bairros vizinhos ao córrego sofrem com os mesmos problemas, as enchentes.
Mesmo canalizado e uma boa infraestrutura dos piscinões instalados nas proximidades, seus moradores veem com bons olhos o bairro, que volta a ser um dos mais valorizados, principalmente com novos investimentos nos últimos dois anos por construtoras que o redescobriu.
O Jardim São Caetano também abriga um dos parques mais antigos de São Caetano, o Bosque do Povo, que muita gente pensa ser no Bairro São José, mas está instalado no Jardim, tudo por causa do Clube São José, que já foi palco de grandes competições de atletismo em nível estadual e nacional.
Por ser pacato, o bairro possui o único sistema de segurança própria como se fosse um grande condomínio. Vale a pena visitá-lo a pé e percorrer suas tranquilas ruas.

Bairro Santa Paula

Cheirinho antigo de chocolate no ar, continua…

Com a proximidade do centro de São Caetano, o bairro Santa Paula, teve um boom imobiliário, tornando-se um dos melhores bairros para se viver atualmente. No lugar de casas simples dos anos 80, hoje podemos notar uma grande quantidade de edifícios e pontos comerciais, dando a sua população uma melhor condição de vida, quer pela avenida Goiás ou pela avenida Presidente Kennedy, o mesmo acontecendo para se ter acesso a outras cidades da região.
O comércio evoluiu, a população aumentou nos últimos anos, mas, o cheirinho gostoso de chocolate do anos 30 é o mesmo com a indústria de chocolates Pan, estabelecida no bairro na rua Maranhão, onde se fabrica uma grande variedade de doces a base de cacau. No Santa Paula estão também instalados o Complexo Hospitalar Maria Braido, o Hospital Infantil Marcia Braido e mais recentemente o Hospital de Emergências e uma UPA.