Pinóquio

Live action com Roberto Benigni estreia esta semana

Jefferson Oliveira

Jefferson Oliveira

22 de Janeiro

Que produções em formato live action baseadas em contos antigos vem sendo lançados ano após ano já não é novidade. A maioria sempre trazendo aquela trama que foge do universo infantil, mostrando um pouco o lado obscuro por trás da história. Com a estreia da semana, ocorre o mesmo.

Pinóquio, o famoso boneco de madeira, surgiu por volta de 1883 no livro de Carlo Collodi, mas ganhou fama nas mãos da Disney em 1940 em sua clássica animação – estúdio esse que prometeu lançar em breve uma adaptação com atores em ‘carne e osso’, vamos aguardar.

Agora, repaginado e sem conexão com a animação dos anos 40, o longa dirigido por Matteo Garrone (Dogman e O Conto de Todos os Contos) chega priorizando a história original.

Na trama, Gepeto (Roberto Benigni) é um marceneiro sem muita condição financeira que em um passeio pela cidade, ao ver um teatro de marionetes, tem a ideia de construir o seu próprio boneco de madeira. Porém, ao utilizar uma madeira mágica em sua obra, o boneco do marceneiro ganha vida se transformando em menino, o qual ganha o nome de Pinóquio (Federico Ielapi), realizando assim o sonho do solitário homem que é ser pai. Mesmo sem condições, Gepeto leva Pinóquio para a escola, e o jovem que não sabe o que é obedecer, acaba entrando em uma confusão que o faz ser raptado. Aí começa toda a jornada do marceneiro em busca de sua criação, e de amadurecimento do jovem de madeira.

Apesar de uma narrativa um pouco cansativa, pois decidiu ser fiel ao livro com seus personagens um tanto quanto esquisitos, o filme possui ótima fotografia mostrando uma Itália bem realista e conta com ótima conexão entre os personagens que faz com que não perca o brilho da obra. Vale dar uma olhada!

Classificação: 10 anos
Elenco: Roberto Benigni, Federico Ielapi, Rocco Papaleo
Direção: Matteo Garrone
Gênero: Fantasia, Drama