O Último Jogo

Rivalidade entre Brasil e Argentina é tema de comédia dirigida por Roberto Studart

Jefferson Oliveira

Jefferson Oliveira

12 de Março

Quando se fala em rivalidade no futebol, logo colocamos a entre Brasil e Argentina como uma das principais e mais antigas existentes. E a estreia da semana se trata exatamente desta disputa. O longa nacional “O Último Jogo”, dirigido pelo documentarista Roberto Studart – responsável por “Pra Lá do Mundo” e “Mad Dogs” – conta a história de duas cidades que além de rivais no futebol, são vizinhas na fronteira entre os dois países.
Inspirado no romance “El Fantasista”, do chileno Hernán Rivera Letelier e adaptado para essa rixa entre brasileiros e argentinos, a trama se passa durante o período entre duas partidas de futebol entre os povos de Belezura, no lado brasileiro, e Guapa do lado hermano.
Entre estes encontros futebolísticos, ainda há o drama que o lado brasileiro vive. A fábrica de móveis localizada na cidade – filial de uma loja do lado argentino – e responsável pelo sustento da economia local está prestes a fechar, o que pode fazer com que a cidade seja abandonada.
Essa comédia muito bem produzida, que faz lembrar filmes franceses e argentinos, traz além de uma ótima narrativa, uma fotografia com cores bem vivas e trilha sonora que representam bem o povo brasileiro e a situação que o longa proporciona. Vale muito a pena conferir!
Classificação: 14 anos
Elenco: Pedro Lamin, Bruno Belarmino, Juliana Schalch
Direção: Roberto Studart
Gênero: Comédia