Atende Fácil Saúde é inaugurado

José Auricchio Júnior, inaugurou domingo (16) o Atende Fácil Saúde Pedro Kassab. A unidade, construída na esquina das Avenidas Goiás e Senador Roberto Simonsen, é um dos mais modernos equipamentos públicos de Saúde do Brasil e já está em funcionamento. Os secretários estaduais de Saúde, Eleuses Paiva, e de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (filho do médico e escritor que dá nome à unidade) prestigiaram a cerimônia.

O Atende Fácil Saúde tem Centro de Especialidades Médicas, com 19 consultórios, além de Fisioterapia; Centro de Exames e Diagnósticos com ultrassom, tomografia, ecocardiograma e ressonância magnética de última geração, entre outros; e a primeira farmácia pública 24h da região, que funcionará os 7 dias da semana, ininterruptamente – os demais atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

“Nossos moradores terão consultas, exames e acesso a medicamentos em um único endereço, o que facilita a vida das pessoas. O Atende Fácil Saúde vai aprimorar muito o acesso às especialidades, inclusive por meio da telemedicina (com três consultórios). Este é o grande avanço, que nos permite ampliar com qualidade os atendimentos aos pacientes”, ressaltou Auricchio, reiterando que a farmácia servirá a todos os munícipes, inclusive à noite e aos fins de semana, contribuindo para o melhor tratamento.

Mais de 150 profissionais atuarão no espaço, sendo mais de 40 médicos especialistas. A estimativa é de cerca de 34 mil atendimentos por mês. Foram investidos R$ 20 milhões no equipamento: R$ 14.549.407,73 na construção e o restante para a aquisição de equipamentos e mobiliário.

Os recursos são provenientes da Linha de Crédito em Apoio a Investimentos Municipais da Agência de Fomento do Estado, a Desenvolve SP. O deputado estadual Thiago Auricchio encabeçou articulação junto ao Governo do Estado para a captação da verba “Emocionado e feliz por ver a concretização de um trabalho iniciado há 4 anos”, externou o parlamentar.

As modernas instalações do Atende Fácil Saúde impressionaram Kassab. “Este é um grande equipamento público, que sem dúvida fará a diferença na vida das pessoas”, afirmou. Representando a família, o secretário recebeu uma placa em homenagem ao pai, morto em 2009.  “Gratidão eterna da nossa família por este reconhecimento.”

A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, destacou que o Atende Fácil Saúde preenche uma lacuna na atenção secundária, com inovação e modernização tecnológica. “São Caetano continua na vanguarda, mostrando potencial de crescimento e tendo a Saúde como referência.”

Eleuses Paiva corroborou: “Este é um equipamento focado na resolutividade, um exemplo para o Estado de São Paulo.” Também prestigiaram o ato o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, vereadores, secretários municipais e centenas de moradores.