Ascensão da Extrema-Direita

Estamos vendo em vários países o crescimento de projetos de extrema-direita, alguns com explícita simpatia com o fascimo histórico. Na Alemanha a AfD cresce nas intenções de votos, na Holanda um governo de extrema-direita saiu vitorioso das urnas, na França Marine Le Pen aparece bem colocada nas pesquisas de votos e vimos a poucos dias uma manifestação de camisas negras realizando saudações fascistas na Itália.

Nos EUA, Trump aparece liderando as pesquisas, na Argentina a poucos meses Javier Millei venceu as eleições, e aqui no Brasil, vemos através do bolsonarismo a manifestação específica deste movimento.

A crise de 2008 abriu a porta para a aceleração da destruição dos estados de bem estar social nos países centrais do capitalismo e nos países da periferia do sistema internacional aprofundou o modelo de características coloniais.

As massas veem cada vez menos perspectiva em seu futuro, as promessas de desenvolvimento e bem estar, que pipocaram no início dos anos 90 se tornaram pesadelos e há um crescimento do sentimento de revolta e indignação, que são legítimos, mas que não são direcionados de forma consequente por forças populares.

Quem se coloca como alternativa em uma perspectiva anti-sistêmica (mesmo que apenas no campo da estética e da retórica) é a extrema-direita, que vai captando todo esse descontentamento.

Enquanto isso, a esquerda se coloca como o bom moço, que defende o “diálogo” e o status quo. Se apresenta como o defensor de sistemas institucionais decrépitos, que nenhum setor popular tem o mínimo interesse em defender, acaba que a esquerda vai sendo arrastada para o buraco nesse jogo.

Enquanto o refrão for apenas defender a democracia liberal, sem um discurso e horizonte de transformações radicais, vamos continuar vendo o mesmo filme: ganha um governo de esquerda neoliberal progressista, que realiza um governo pífio e se coloca como o defensor do status quo, a extrema-direita se fortalece, ganha penetração social e volta com cada vez mais força.

Max Marianek
Graduado em História
Funcionário Público