Em Diadema, operação da GCM e PM prioriza fiscalização de motos

Balanço do final de semana, incluindo a Operação Paz e Proteção para inibir pancadões, resultou em 138 vistorias, 10 apreensões (9 motos, 1 carro), duas conduções ao DP (1 indivíduo e 1 moto), além de 22 autos de infração de trânsito

Um dos pilares da política de segurança pública da Prefeitura de Diadema é a integração da Guarda Civil Municipal (GCM) com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Esse trabalho conjunto das forças policiais tem sido bem sucedido e resultou na recém criada Operação Força Integrada Diadema. O foco da nova força tarefa é a fiscalização de motocicletas, visando combater furtos, roubos, perturbações do sossego e outras desordens. Além de motos, os bloqueios também realizam abordagem e vistoria de automóveis e pessoas.

Os pontos de fiscalização de motocicletas da Operação Força Integrada Diadema são definidos a partir do mapeamento criminal do município, denúncias de perturbação, festas irregulares e outros dados de inteligência e estatística.

Nesses locais, os bloqueios podem ser conjuntos, envolvendo equipes da GCM e PM, como ocorreu neste final de semana. Mas também serão realizados individualmente pela Guarda Civil ou pelo 24º Batalhão da Polícia Militar em pontos diferentes da cidade.

No domingo (18), na Praça da Moça, a concentração inicial das equipes e viaturas da GCM e da PM, precedendo a diligência aos bairros, contou com a presença do novo secretário municipal de Segurança Cidadã, Deivid Couto, e do representante do comando do 24º Batalhão da PM, Major Laércio. Também estavam presentes o secretário adjunto de Segurança Cidadã, Antônio Fonseca, e a inspetora chefe operacional, GCM Ana Rosa.

“O governo do prefeito José de Filippi Júnior reconhece a importância da Polícia Militar na cidade e no Estado. Nosso desejo é que façamos cada vez mais uma força tarefa para melhoria da segurança pública da população. Queremos trabalhar com inteligência e integração no enfrentamento ao crime, na defesa da vida e do patrimônio”, ressaltou o secretário Deivid.

O representante do 24º Batalhão da Polícia Militar fez questão de relembrar que a PM e a GCM já atuam com sucesso em outras parcerias como a Operação Paz e Proteção. “Agora vamos continuar com o trabalho conjunto em mais uma nova operação, mas sempre agindo do mesmo modo, com técnica e profissionalismo que tanto têm coroado com sucesso nossa atuação”, afirmou o Major PM Laércio.

O secretário Deivid Couto anunciou também que a próxima reunião semanal de trabalho, na qual são discutidas e avaliadas as operações conjuntas, contará com a participação especial do Delegado Seccional de Diadema. “O nosso convite ao chefe da Polícia Civil é que a Prefeitura deseja somar forças em pról da segurança pública do município”, disse.

Balanço das Operações do final de semana

Entre os dias 16 e 18 (sexta a domingo), a GCM e a Polícia Militar deram continuidade à tradicional Operação Paz e Proteção e na nova Operação Força Integrada Diadema. Nesse período foram atendidos alguns pontos da cidade: rua Itália, rua Venezuela, Complexo Zé do Norte (Jardim das Nações), avenida Daniel José de Carvalho, avenida Vereador Gentil Santos de Paula, Núcleo Habitacional Morro do Samba e Núcleo Habitacional 18 de Agosto.

Já a nova operação que visa exclusivamente a fiscalização de motocicletas aconteceu ontem, 18/2, na rua Prudente de Morais, via conhecida como point de circulação de motos que causam perturbação do sossego, e resultou na apreensão de 11 motocicletas. A atividade foi acompanhada de perto pelo novo secretário de Segurança Cidadã, Deivid Couto.

Segundo o Comando da GCM, o total das operações nesses locais foi o seguinte: 66 automóveis vistoriados, um auto apreendido, 72 motocicletas vistoriadas, nove motocicletas apreendidas, 106 pessoas abordadas, 22 autos de infração de trânsito e emitidos nove Boletins de Ocorrência. Ao Distrito Policial foram conduzidos uma pessoa e uma moto.

GCM faz balanço da Operação Especial de Carnaval

Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, durante o final de semana prolongado de Carnaval, a Operação Especial de Carnaval marcou presença nos seguintes pontos: travessa Peabiru, rua Itália, rua Santa Cruz, avenida Daniel José de Carvalho, avenida Brasília, Núcleo Habitacional 18 de Agosto, rua Álvares Cabral, Núcleo Habitacional Morro do Samba e rua Sul América.

O resultado da Operação, entre sexta e terça-feira de Carnaval, totalizou: 55 automóveis vistoriados, um automóvel apreendido, 53 motocicletas vistoriadas, uma motocicleta apreendida, 156 pessoas abordadas e 16 estabelecimentos comerciais orientados (som alto, horário etc).