Cheio de incertezas

O mês de março chegou e ainda o campo eleitoral segue cheio de dúvidas.

A começar pela abertura da janela partidária, no próximo dia 7, que movimentará os legislativos municipais com as possíveis mudanças de partido de alguns vereadores. E há quem diga que algumas figuras já bem conhecidas do eleitorado no ABC irão realizar tal mudança. Esse movimento se estenderá até o dia 5 de abril, para que os candidatos da próxima eleição, que já estão eleitos, não percam seus atuais mandatos.

Além disso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está aprovando uma série de regras a serem utilizadas durante o período eleitoral. As mais recentes dizem respeito do uso da inteligência artificial e de deep fake nas campanhas. As IA’s estão proibidas sem comunicação expressa nas peças das campanhas. Já as deep fakes – que deveriam ser de conhecimento comum do ser humano a sua não utilização -, foram proibidas para criação de conteúdos falsos ou difamatórios.

Ainda entre as regras, o uso de lives também deverá ser repensado, pois serão considerados atos de campanha, e estarão sujeitos à legislação. E como tem político que se usa desse meio nos tempos atuais, e pode ser pego de surpresa.

Para ajudar o cidadão que irá depositar seu voto nas urnas em outubro, a utilização do transporte gratuito no dia da eleição e o combate à desinformação também foram consolidados pela Corte que será comandada em outubro, pela atual vice-presidente do TSE, Carmen Lúcia.

Enfim, muitas incertezas ainda cercam o cenário político, isso porque nem falamos dos bastidores municipais, que com certeza já estão “pegando fogo” por todo o país.

Será que todos os pré-candidatos já estão por dentro de tudo que precisa ser feito? Acreditamos que não.

A direção