Saúde de São Caetano inicia vacinação contra Influenza para grupos prioritários

Seguindo o Calendário Nacional, a Prefeitura de São Caetano iniciou a Campanha de Vacinação contra a Gripe provocada pelo vírus influenza. A vacinação atenderá grupos prioritários e será realizada em livre demanda, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Super Centro de Saúde.

Formam o grupo prioritário crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Para se vacinar, é preciso apresentar documento que comprove a idade ou a atuação na área. A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) será realizada até o dia 31 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Super Centro. A expectativa é imunizar 90% do grupo prioritário, que representa 79.929 pessoas.

A vacina protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o influenza B. Ela é ofertada anualmente antes do período crítico de inverno, quando aumentam os casos de doenças respiratórias. A dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.