Reunião muito proveitosa

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

5 de Abril

O deputado estadual Luiz Fernando, pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo, se reuniu nesta semana com o também deputado Caio França, do PSB. Caio é parlamentar na Ale sp desde 2015 e filho do ex-governador e atual ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. “Falamos sobre as eleições de 2024 e em poucos dias anunciaremos novidades. Coisas boas vindo por aí”, disse Luiz Fernando.

São Caetano 100% digital

A notícia de que a administração de São Caetano seria 100% digital abolindo de vez o uso de papel seria excelente se fosse feita por pessoa confiável, e não o prefeito Auricchio. Ao mesmo tempo que deu esta notícia em off em suas redes pagas sociais, contratou uma gráfica da cidade de sua confiança para fazer formulários para as secretarias, a um custo elevadíssimo. Isso foi divulgado na última sessão do Legislativo por vereador que está investigando a administração e o Ministério Público também poderia levantar qual o motivo da contratação.

Casos dos pombos ainda na pauta

Que o prefeito José Auricchio é esperto, todo mundo já sabe. Mas sua esperteza pode lhe dar mais uma grande dor de cabeça por causa dos ratos voadores, também chamados de pombos. O consórcio contratado para espanta-los, está custando aos cofres públicos 10 milhões de reais anuais de dinheiro de impostos. O problema é que, o prefeito não sabe quem está sendo afetado com este problema, porque o número de pássaros é insignificante se comparado a qualquer cidade da região do ABC. Fica a dica ao prefeito e quem aprovou este convênio. O Ministério Público já foi notificado e deve dar seu parecer em breve, bem como o Tribunal de Contas do Estado.

Avamileno vai apoiar Eduardo Leite do PSB

O vereador e pré-candidato a prefeito Eduardo Leite do PSB, conseguiu mais um apoio importante para a sua campanha eleitoral rumo ao Paço de Santo André no mês de outubro. O ex-prefeito João Avamileno do PT (sucessor de Celso Daniel), se filiou ao partido e vai apoia-lo em sua campanha. Segundo a última pesquisa eleitoral, Leite, sai na frente de outros candidatos da cidade e com isso conseguirá muitos apoios importantes no início da campanha, que chama atenção até aos seus concorrentes direto

Nilton Ferreira no Progressistas

O funcionário do Saesa atendendo no Atende Fácil, Nilton Ferreira, esposo da falecida vereadora Sueli Nogueira, agora assumiu que é candidato a vereador e quer disputar uma vaga no Legislativo de São Caetano, e ocupar o espaço deixado por sua esposa. Nilton, na última semana que antecede o fechamento da janela eleitoral, se filiou ao partido Progressista do vereador Marcel Munhoz. Com a chegada do Nilton, o partido agora vai ter mais chances de poder brigar nas urnas para ter duas cadeiras na próxima legislatura.

Merenda escolar superfaturada?

Mais uma denúncia está no Ministério Público para averiguação contra a administração do prefeito José Auricchio Júnior. Trata-se do superfaturamento na compra da merenda escolar para São Caetano, com preços exorbitantes, ultrapassando em várias vezes, alguns itens comprados nos supermercados da cidade, por bagatelas. Tipo bolacha recheada que custa em média 3 reais o pacote, (exemplo) – a prefeitura pagando pelo mesmo produto cerca de 60 reais. Valores escabrosos que devem tornar a merenda escolar da cidade a mais cara do mundo. Também já está no ministério público está discrepância de valores para averiguação.

A família tudo! – aos amigos…

Isso mesmo! – o prefeito Orlando Morando acaba de anunciar que vai apoiar sua sobrinha Flávia Morando, para sucedê-lo na administração de São Bernardo, como se a cidade fosse a extensão de seus negócios particulares. Enquanto isso, seus amigos e correligionários que o apoiaram e o elegeram em seu segundo mandato, ficaram chupando o dedo, numa clara situação de constrangimento, principalmente quem queria o apoio do prefeito para as eleições municipais de outubro. Só lembrando: “A Constituição Federal de 1988, em seu art. 14, § 7º considera inelegíveis aos cargos do executivo federal, estadual, distrital e municipal, os parentes até o segundo grau do chefe dos respectivos poderes. Então…

Luiz Fernando junto com Dib

O ex-prefeito de São Bernardo, Willian Dib, deve ser vice na chapa deputado Luiz Fernando que vai concorrer à prefeitura nas próximas eleições em outubro. A união estava sendo costurada à algum tempo e teve o apoio e uma mãozinha do Ministro Luiz Marinho para ser concretizada nos últimos dias com a ida de Dib para o PSB, e apoio irrestrito do presidente nacional do partido. Quem não deve estar gostando da ideia é o ex-vice de Morando, – o deputado cassado Marcelo Lima que pretendia sair como candidato pelo PSB. Política a parte, mas as federações partidárias estão fazendo estragos na região.

Falando em Federações

O PSDB de São Caetano que tinha até pouco tempo atrás como presidente eleita no final de 2023, a secretária Regina Maura, deve estar fechando as portas na cidade e esvaziando seus ativos de vereadores eleitos em 2020, que foram cinco, e hoje só tem dois nomes e o prefeito. Regina por sinal, aproveitando a janela partidária se bandeou recentemente para o PSD do Secretário de Estado, Gilberto Kassab.

Estranhamente ninguém explica o esvaziamento do partido PSDB e também do partido Cidadania ambos ligados ao ex-prefeito de Santo André, Paulinho Serra.

Depois de gastos de quase 15 milhões…

Sim, isso mesmo. Foram gastos quase quinze milhões para reformar o Teatro Paulo Machado de Carvalho no bairro Santa Maria em São Caetano. Muito dinheiro para uma reforma, que se fosse derrubado e construído outro novo no local talvez não chegaria a este custo. Mas, como, ninguém gosta de fiscalizar as contas públicas e contratos feitos pela administração, paga-se muito caro por obras de reformas que são irrelevantes. São inúmeras obras na cidade, ao todo 94 segundo as comemorações do prefeito ao custo de quase 800 milhões de reais, que com certeza junta-se as outras dívidas da administração, vai com certeza passar de 1 bilhão de reais, que vai ficar para o próximo prefeito.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.