Vai ser dada a largada!

A janela partidária chegou ao fim! Aqueles que desejavam mudar de partido para participar das eleições municipais em 2024, deveriam realizar até a última sexta-feira (05).

A corrida que se iniciou no começo de março, teve na primeira semana de abril sua maior movi-mentação. Alguns nomes esperaram até os instantes finais para definir seu rumo eleitoral.

Já neste sábado (06) encerra-se o prazo para o registro de estatutos de partidos políticos e federações no TSE, e daqueles que pretendem se filiar a algum partido para disputar o cargo de vereador, prefeito ou vice-prefeito.

Aqui na região do ABC – especialmente nas cidades onde nosso semanário circula -, com exceção a São Bernardo do Campo, aparentemente não tivemos nenhuma surpresa de última hora.

No B do ABC, desde quarta-feira (05), o cenário está agitado. Com a indicação de sua sobrinha, Flávia Morando do União Brasil, à sucessão, Orlando Morando bagunçou o cenário político da cidade e viu o seu principal nome até dias atrás, Marcelo Lima, se filiar ao Podemos para continuar com seu plano de ser prefeito da cidade. Além disso, Lima, levou parte da base de vereadores de Morando para seu lado, dividindo aparentemente o grupo que possivelmente caminharia junto. Outra movimentação na cidade, foi a chegada de William Dib ao PSB, para ser pré-candidato a vice-prefeito de Luiz Fernando, do PT.

Já em Santo André, a principal movimentação foi a chegada do ex-prefeito João Avamileno ao PSB, reforçando o grupo político do pré-candidato Eduardo Leite.

Mauá, Diadema e São Caetano, os principais nomes já estavam pré-estabelecidos, e as movimentações, em sua grande parte já resolvidas. A dúvida fica com relação aos planos de Beto Vidoski, em São Caetano, que ao se filiar ao PRD, aparentemente não seguirá ao lado da atual administração e poderá ser mais um candidato à prefeitura.

O que surpreende por toda a região é o esvaziamento do PSDB, partido que predominava no ABC a um bom tempo, e após série de derrotas nos cenários estaduais e federais, se vê diminuído e quem sabe poderá surpreender em breve.

Enfim, está dada a largada eleitoral. Quem escolheu o lado, escolheu. Será que vai ser assim até o fim?

A Diretoria