Diadema Run acontece amanhã

Cerca de 2.000 pessoas vão percorrer vias da região central da cidade; haverá alterações no trânsito durante a prova

Atletas de toda a região do ABCD já têm compromisso neste domingo (14), quando acontece a primeira edição do evento ‘Diadema Run – Corrida e Caminhada’. A disputa ocorre a partir das 7h, com largada na Praça da Moça, na região central da cidade.

Vão ser disputadas três provas: corrida de 10km, corrida de 5km e caminhada de 5km. Todos os competidores vão sair da Praça da Moça e percorrer a Av. Fábio Eduardo Ramos Esquivel. Na altura do número 2.421 dessa via, os competidores que se inscreveram para percorrer cinco quilômetros vão retornar pela via até a chegada, na Praça da Moça. Os que se inscreveram para a corrida de 10km vão continuar na via e percorrer, então, a Avenida Corredor ABD até a Rua Brejaúva (Clube da Mercedes), quando vão voltar para a Praça da Moça pelo mesmo caminho.

A recomendação dos organizadores é que os inscritos cheguem por volta das 6h à Praça da Moça, já que haverá atividades de alongamento e aquecimento coletivo com educadores físicos. Estão previstas premiações para os que chegarem nas primeiras cinco colocações.

Cerca de 2 mil pessoas se inscreveram para o Diadema Run, sendo 40% de Diadema. A prova faz parte do calendário de eventos que celebram a escolha de Diadema como Cidade Sul-Americana do Esporte. Esse título, concedido pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Esporte (ACES), tem a chancela do Parlamento Europeu e apoio da Unesco. A deferência é concedida às cidades que promovem, por meio da democratização do acesso ao esporte, a inclusão social, a cultura e a educação.

Nos dois sentidos da Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, e até a altura da Rua Brejaúva, a pista será compartilhada entre veículos e participantes. Será destinada uma faixa para os veículos e duas para os corredores e/ou caminhantes.

Trânsito

Em função do evento, o trânsito na região Central de Diadema sofrerá alterações. Em todo o trajeto, em um total de 38 pontos, haverá agentes de Secretaria de Mobilidade e Transporte, da EMTU, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, conforme a necessidade, para orientar o fluxo. Outras cerca de 250 pessoas atuarão exclusivamente como apoio na organização do evento.

Os desvios e sinalizações começam às 4 horas da manhã. A expectativa é que até às 11h da manhã todas as vias estejam liberadas, sem bloqueios nem compartilhamento, para o fluxo habitual do trânsito.