Paranapiacaba recebe exposição fotográfica em parceria com a CPTM

Mostra itinerante sobre a Vila fica disponível no Museu Castelo até 2 de maio

A exposição fotográfica Vila Ferroviária de Paranapiacaba chegou ao Museu Castelo, que fica localizado na Vila. A mostra traz 18 painéis com fotos que retratam as belezas arquitetônicas e naturais da vila inglesa construída na metade do século XIX. A mostra itinerante e gratuita fica disponível no local até 2 de maio.

Composta por imagens selecionadas no concurso do Festival de Fotografia de Paranapiacaba realizado no ano passado, a iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Secretaria de Meio Ambiente, com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Festival de Fotografia de Paranapiacaba.

As visitas na exposição no Museu Castelo podem ser feitas aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h, e também de terça a sexta, das 10h às 16h, mediante agendamento prévio com monitores, que podem ser encontrados no site www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/receptivos-turisticos.

“A mostra cultiva a memória da vila construída pelos ingleses da São Paulo Railway a partir de 1860 para abrigar os funcionários contratados para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí. Além disso, a união entre natureza e história, uma das marcas de Paranapiacaba, está presente na exposição”, afirma o curador da mostra, João Kulcsár.

A exposição fotográfica teve início em 18 de novembro do ano passado na Estação Luz, em São Paulo. Depois, passou pelas estações Palmeiras-Barra Funda e Tatuapé, até chegar em Suzano, antes de Paranapiacaba. Os próximos destinos previstos são as estações José Bonifácio e Dom Bosco, ambas da linha 11-Coral da CPTM.

Serviço

Exposição Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Data: até 2 de maio
Local: Museu CasteloEndereço: Caminho dos Mens, s/n – Parte baixa da Vila
Horários: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h, e terça a sexta, das 10h às 16h, mediante a agendamento prévio com monitores, que podem ser encontrados no site https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/receptivos-turisticos/