Em São Bernardo, programa “Voz da Gente” chega ao Taboão, Paulicéia e Jordanópolis

Terceiro encontro do ciclo de 2026 reuniu moradores de três bairros da região, que ocuparam o microfone para apresentar contribuições relacionadas à Lei Orçamentária Anual 2027

O Programa “A Voz da Gente, Cidade Pra Frente” ouviu, na noite da última segunda-feira (22), a região do Taboão, Paulicéia e Jordanópolis para o terceiro encontro da construção da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2027. Na reunião realizada na EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes, moradores de diferentes bairros da região utilizaram o microfone para falar sobre o que esperam ver como prioridade no Orçamento municipal. A ação percorrerá as 15 regiões da cidade entre junho e agosto para construir coletivamente a LOA, que define onde os recursos públicos serão investidos. 

“São Bernardo tem uma gestão que escuta a população e é, por isso, que estamos presentes em cada região da cidade. Nós vamos percorrer 15 regiões, com um planejamento feito para atender e escutar de perto todas as regiões da nossa cidade. Quando esse planejamento é construído ao lado de quem vive e precisa dessas ações, nós temos a chance de acertar ainda mais”, afirmou o prefeito Marcelo Lima. Em 2025, a iniciativa reuniu mais de 2.700 pessoas em encontros presenciais, com 976 contribuições diretas registradas por meio de falas e formulários. 

A noite desta segunda-feira reuniu vozes de Taboão, Jordanópolis, Paulicéia e bairros vizinhos, com pautas variadas que revelam tanto as demandas da região quanto o reconhecimento de melhorias já entregues. Zeladoria, segurança, praças, asfalto e iluminação pública foram os temas que mais ocuparam o microfone.

Medidas

A reforma de praças foi a principal demanda da noite, citada por moradores do Jordanópolis e Taboão. Luciana Luque, moradora do Jordanópolis há mais de 50 anos, e Cristiana Montera, que vive na região há 48 anos, reconheceram os avanços que a região tem recebido, e solicitaram novas revitalizações dos espaços. Gilmar Vieira também parabenizou a Prefeitura pelo Programa Minha Rua Nova e pela implantação do Ecoponto, mas reforçou o pedido por mais iluminação e integração semafórica na região.

A segurança pública também ganhou espaço. Rosa Pinheiro pediu reforço na sinalização viária e iluminação para o bairro Jordanópolis. Ao todo, 15 pessoas usaram os microfones para levantar suas demandas, porém a contribuição é ainda maior, uma vez que os participantes podem participar por meio da plataforma online, também disponível no site da Prefeitura, e formulários impressos. 

O encontro desta segunda ocorreu em uma região que recebeu investimentos expressivos nos últimos meses. O campo do Taboão foi inaugurado integrado à praça-parque, com grama sintética, iluminação em LED, reforma dos vestiários, acessibilidade e paisagismo em 7.300 m² de área. O campo da Paulicéia também foi entregue completamente revitalizado, com estrutura moderna para esporte e lazer.

Mudanças reais

A região recebeu, ainda, 820 novos pontos de iluminação pública, recapeamento de vias no Jordanópolis, Taboão e Paulicéia, revitalização do Jardim Borborema com nova pista de caminhada na Avenida Octávio Corletto e academia ao ar livre. A UPA Paulicéia está em reforma e ampliação, com previsão de aumento de 25% na capacidade de atendimento, que hoje é de 7,5 mil atendimentos mensais, além da inclusão de atendimento odontológico e pediátrico.

A região ganhará, em breve, o 18º Ecoponto do município, no Jordanópolis, estrutura moderna e fácil acesso para descarte regular de resíduos. O avanço do Corredor dos Couros, com entrega prevista até dezembro, também beneficia diretamente a mobilidade da região. 

Para a secretária municipal da Fazenda, Tatiana Rebucci, o programa é um avanço importante, no qual mesmo com os investimentos já realizados, é possível entender onde a gestão pode atender ainda melhor a população. “A escuta é fundamental para a elaboração de um orçamento assertivo. Ao lado da população estamos construindo o Orçamento de 2027, um modelo inovador onde o munícipe faz parte da gestão de forma direta”, pontuou. 

O próximo encontro ocorre nesta quinta-feira (25/6), às 19h, na EMEB José Getúlio Escobar Bueno, Professor, na Rua Araldo Armani, 381, atendendo as regiões do Planalto e Calux.