A Prefeitura de Ribeirão Pires dará um novo passo no fortalecimento do turismo com a criação da RPTuris – Ribeirão Pires Turismo. A lei que atualiza a estrutura da autarquia municipal foi aprovada pela Câmara Municipal e permitirá à Administração contar com uma gestão especializada para planejar, promover e desenvolver políticas públicas voltadas ao setor.
A implantação da autarquia permitirá maior agilidade na execução das políticas públicas voltadas ao turismo, além de ampliar a capacidade de captação de recursos estaduais, federais e privados. A nova estrutura também poderá celebrar convênios, firmar parcerias institucionais e atrair investimentos destinados ao desenvolvimento do setor.
Entre as atribuições da RPTuris estão a promoção do destino Ribeirão Pires, o apoio ao comércio turístico e a gestão estratégica de eventos e equipamentos públicos voltados ao turismo. A autarquia também ficará responsável pela administração e exploração de parques, praças, quiosques, espaços para eventos e outros equipamentos turísticos municipais.
A nova legislação ainda permite a captação de patrocínios, o desenvolvimento de projetos e o licenciamento de marcas vinculadas ao município, ampliando as possibilidades de geração de receitas para investimentos no setor. As medidas garantem mais autonomia operacional, eficiência administrativa e capacidade de planejamento permanente para consolidar Ribeirão Pires como referência turística no Estado de São Paulo.
No mais recente ranking do Governo do Estado, a Estância Turística conquistou a oitava colocação entre as cidades paulistas da categoria, resultado que reforça o potencial do município para atrair visitantes e investimentos.
Além de uma estrutura técnica própria, a RPTuris contará com mecanismos de governança, controle e transparência, assegurando planejamento contínuo das ações, sustentabilidade financeira e integração entre turismo, cultura, eventos e desenvolvimento econômico.

