Os Suábios do Danúbio e a Croácia são dois exemplos de regiões com comunidades que vivem no Brasil e que estarão representadas na festa Muitos Povos, Uma Cidade, terá seu fim neste domingo (7). O evento, em sua quinta edição, é realizado pela Prefeitura de São Bernardo, ganhou espaço como entretenimento e faz parte da programação de aniversário dos 461 anos da cidade, comemorado em agosto. Neste ano, a festa será no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, no Planalto.
A festa é iniciativa do governo municipal destinada a apoiar, estimular e difundir a diversidade cultural de migrantes e imigrantes que ajudaram a enriquecer a história de São Bernardo. As atrações incluem gastronomia, artesanato, exposição e manifestações artísticas de 13 nações, três Estados e povos árabes, negros e ciganos. A expectativa é que a festa atraia cerca de sete mil visitantes.
“Somos gratos a São Bernardo, cidade que recebeu nosso povo e que ajuda a divulgar nossa cultura”, disse Vladimir. Analista de sistemas de uma multinacional alemã, em São Bernardo, ele disse que hoje também já faz parte da história da cidade. Vladimir, 27 anos, nasceu em São Bernardo e Cristina, 28, em Guarapuava (PR), onde vive a colônia suábia. O casal tem uma filha, Hannah, com três meses de idade.
Ônibus gratuito
Um dos diferenciais desta edição será o transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura em parceria com a SBC Trans no sábado e domingo, partindo da Sedesc (Avenida Redenção, 271, ao lado do Poupatempo), na região central da cidade, de hora em hora.