Nos encontros mensais, escritores do município realizam debates, concursos e oficinas e discutem formas de valorizar a produção literária regional
Reunir talentos, promover debates, desenvolver concursos literários e descobrir caminhos para facilitar a publicação de livros. Essas são algumas das atividades do grupo ‘Escritores da Cidade’, formado por 15 autores da região. Este mês, o encontro, que é aberto à população, será neste sábado (15), Gibiteca Eugênio Colonnese (Jardim do Mar). A iniciativa foi criada em 2015, pela Prefeitura de São Bernardo, com o objetivo de valorizar a literatura regional.
Segundo o coordenador do grupo, Alexandre Nogueira Paixão, nos encontros também são divulgados e promovidos concursos, oficinas e palestras. “Todos aqueles que queiram e que produzam textos de ficção podem participar”, explica. Também não há limitação de idade: tanto jovens quanto autores mais experientes são bem-vindos.
Para apoiar ainda mais os escritores, as bibliotecas públicas de São Bernardo disponibilizam estantes exclusivas com as publicações desses autores.
A divulgação dos trabalhos dos escritores também se dá por meio do Guia da Cidade, publicação da Prefeitura que apresenta tudo o que acontece em São Bernardo em termos de cultura, esportes, lazer e diversas outras áreas. Mensalmente, é sorteado o trabalho de um autor, seja poesia ou outro gênero, para ser publicado no Guia.
Os encontros acontecem mensalmente nas diversas bibliotecas do município. O local é informado no Guia da Cidade ou em sua versão on-line, no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br/guiadacidade.
A Gibiteca Eugênio Colonnese fica na Rua Tasman, 301, Jardim do Mar.