A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, por meio do Museu Histórico Municipal (R. Maximiliano Lorenzini, n° 122, Bairro da Fundação), promove a exposição Imagens, rosários e crucifixos.
O objetivo não é discutir religiosidade, mas sim expor cerca de 100 objetos de devoção de antigos moradores de São Caetano, que os doaram ao Museu. São terços, escapulários, medalhas e crucifixos, que demonstram a força da religião católica nos séculos passados.
A religião católica acompanhou os imigrantes vindos da Itália, que se estabeleceram no Núcleo Colonial de São Caetano no final do século 19. O catolicismo fez parte da vida de grande parcela desses europeus, que trouxeram costumes e rituais para o cotidiano sul-são-caetanense. A Irmandade de São Caetano, criada em 1879 pelos imigrantes, já organizava procissões em louvor ao santo padroeiro.
A exposição pode ser visitada até 6 de janeiro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4229-1988.