Haverá shows de Zeca Baleiro, Max de Castro e Wilson Simoninha, maratona circense na Av. Paulista e leituras dramáticas na Biblioteca Mário de Andrade
Os espaços culturais e de lazer de São Paulo terão programação artística gratuita, com shows, circo, teatro e leituras dramáticas, para comemorar o 463º aniversário da cidade, em 25 de janeiro.
Entre os destaques da programação estão uma maratona circense na Avenida Paulista e leituras dramáticas com atores consagrados na Biblioteca Mário de Andrade, na região central. Na Chácara do Jockey, o destaque vai para os shows de Zeca Baleiro e do projeto Baile do Simonal, que reúne Max de Castro e Wilson Simoninha. Demônios da Garoa tocam no Mercado Municipal de São Paulo, o popular Mercadão. A programação completa está disponível na página da Secretaria Municipal da Cultura (www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=20946).
Durante a tarde do feriado, os atores Regina Duarte, Bárbara Paz, Fúlvio Stefanini, Pascoal da Conceição e Juca de Oliveira apresentarão na Biblioteca Mário de Andrade a série de monólogos “Grandes Atores, Grandes Textos”. A convite da Secretaria Municipal de Cultura, os atores vão selecionar obras teatrais que sempre quiseram encenar ou que marcaram suas respectivas carreiras e as apresentarão no auditório, em forma de leitura dramática. Ao final de cada sessão, acontecerá um bate-papo com o público.
Para a criançada, uma maratona de circo acontecerá no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), das 10h às 19h. A ideia é relembrar um momento histórico do circo em São Paulo, quando o Palhaço Piolin montou sua lona no mesmo local, atendendo a um pedido de Pietro e Lina Bo Bardi, organizadores da exposição do cinquentenário da Semana de Arte Moderna em 1972.
A programação abre com a Cia. K, que faz performances aéreas com atores presos em um guindaste. Na sequência, o público se diverte com as apresentações dos Irmãos Sabatino, da Palhaça Rubra e do grupo Parlapatões, que apresenta diversos esquetes clássicos circenses. O encerramento fica por conta do grupo Jogando no Quintal, que simula um animado jogo de futebol entre palhaços em que a plateia também participa.
Atividades para crianças também vão abrir a programação do Parque Chácara do Jockey, na Zona Oeste. As atividades começam com a Trupe Pé de Histórias, às 11h, e seguem às 12h30 com oficinas de fantasia. À tarde, o músico Zeca Baleiro se une ao grupo Rastapé para apresentar um show que mistura MPB com forró. O encerramento dançante fica com o Baile do Simonal, projeto que reúne Max de Castro e Wilson Simoninha, que terá a participação especial da cantora Sandra de Sá.