Pacarrete

Longa cearense super premiado no Festival de Gramado é a estreia da semana

Jefferson Oliveira

Jefferson Oliveira

27 de Novembro

8 troféus incluindo entre eles Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz. É assim que a estreia da semana do diretor Allan Deberton encerrou sua exibição no Festival de Gramado do último ano.

Estrelado por Marcélia Cartaxo – que além do Kikito em 2019, foi vencedora do Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim e do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília por interpretar Macabéa no clássico romance de Clarice Lispector “A Hora da Estrela” (1985) – o filme conta um pouco da história de Maria Araújo Lima, mais conhecida como Pacarrete, uma excêntrica professora de balé aposentada, que vive com a irmã Chiquinha (Zezita Matos) no município de Russas, interior do Ceará.

Inspirado em uma vizinha dos tempos de infância do diretor, o longa é baseado em pesquisas e relatos de pessoas que conviveram com a figura que foi bastante popular na região, e cujo o nome vem do francês ‘pâquerette’, que significa “margarida”.

A trama se passa em um momento em que a cidade de Russas está prestes a comemorar seu 200º aniversário e, Pacarrete ao saber disso, logo se prontifica a realizar uma das apresentações no palco, porém é barrada pela falta de interesse por espetáculos do tipo pela secretaria de cultura local. Aí tem início toda a confusão!

Fotografia, músicas, figurinos e enredo que tornam o filme leve e divertido, algo que precisamos nestes tempos em que estamos vivendo. Além disso, vale a pena ficar de olho nos futuros trabalhos desse jovem diretor.

Classificação: 12 anos
Elenco: Marcelia Cartaxo, Zezita Matos, Soia Lira
Direção: Allan Deberton
Gênero: Drama, Biografia