Foi inaugurada no sábado (22/5) a escola-parque que recebeu o nome Cleide Rosa Auricchio, trazendo nova vida à Praça Luiz Olinto Tortorello.
A inauguração, com público reduzido a membros da administração pública e da Câmara Municipal, foi transmitida à população pelas redes sociais da Prefeitura.
Na inauguração, o prefeito interino Anacleto Campanella elogiou a qualidade da nova unidade escolar e enfatizou o empenho da Prefeitura em criar vagas de Educação Infantil pela construção e revitalização de escolas. Que teve custo total aproximado de 7,5 milhões de reais, devido aos atrasos.
A EMEI abre 150 novas vagas de Educação Infantil, do berçário ao G5 para toda a população do município, carente de vagas nesta fase de idade e que beneficiará trabalhadores que precisam deixar seus filhos para irem ao trabalho.
O secretário de Educação, Fabricio Coutinho de Faria, agradeceu aos demais integrantes da administração municipal que contribuíram com a concretização desse projeto.
Sustentabilidade
Alface, tomate-cereja, cenoura, mandioca, beterraba, cebolinha, manjericão…O que parece uma lista de feira é apenas uma breve descrição das espécies cultivadas no jardim da escola-parque. Educar para a vida é o propósito das escolas municipais de São Caetano do Sul, e a educação ambiental é uma das lições que os futuros alunos da EMEI terão na prática.
Conceitos de sustentabilidade ambiental balizam toda a estrutura e funcionamento da nova unidade escolar. Além da integração da escola com a área verde do parque, a construção obedece a 15 medidas de sustentabilidade urbana, atendendo aos requisitos do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo. A atenção ambiental está presente, por exemplo, na acessibilidade universal, plantio de espécies nativas, ventilação e iluminação natural, uso de economizadores de água nas torneiras e pavimentação permeável, entre outras medidas.