O município de São Bernardo, vem ganhando destaque dentre as cidades da região nos últimos anos, quando se trata em investimento nas áreas de educação e obras de infraestrutura, que beneficiam milhares de pessoas ao mesmo tempo, antes e durante a pandemia. A administração optou em agir rápido nesta época para concretizar inúmeras obras, quando o fluxo de pessoas e veículos foi reduzido drasticamente na cidade, por conta da pandemia. Agiu corretamente a administração, e os investimentos e conclusão de obras não foram poucas. A mesma coisa fez a administração de Santo André, aproveitou a época para concluir importantes complexos viários e entregá-los a população, bem como a conclusão de várias outras obras que estavam programadas e já foram entregues neste início de ano. Já em São Caetano, a administração “terminou” as obras na Av. Presidente Kennedy e a esburacou quase toda em sua extensão para fazer reparos, e assim continua; num excelente trabalho de incompetência na fiscalização de onde se gasta o dinheiro do contribuinte.
As eleições estão chegando
Os próximos dias devem ser decisivos para a escolha dos candidatos que irão disputar as eleições para deputados estaduais e federais que querem representar a região na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. E tem aqueles que querem a sua reeleição, pois julgam que fizeram um bom trabalho e querem continuar com o cargo de fiscalizador dos atos do governo do Estado e Federal.
Será que eles fizeram um bom trabalho no Estado e para a região? – só as urnas poderão dizer isso nas próximas eleições. Afinal, os candidatos devem estar cientes que o Estado não é só seu reduto eleitoral ou sua cidade de origem. Tem os que pensam assim e deverão ser reprovados nas urnas, porque a população quer representatividade em nível federal para consertar o país depois deste desgoverno bolsonarista, e não fanfarrões com dinheiro público.
Não perdem mais os mandatos
Foi votado e aprovado em segundo turno a votação em plenário da Câmara de São Caetano, mudança no estatuto do legislativo que permite que qualquer um dos 19 vereadores da casa se licenciem para ocupar cargos no governo municipal, estadual e a nível federal, sem perderem suas vagas. Bom para os vereadores e ruim para a população, que elege os seus representantes que podem ser indicados a cargos de chefia também outros municípios, sem prestar contas a seus eleitores. Depois é só retornar e está tudo certo. Deveriam também os legislativos municipais em conjunto aprovar uma mudança nos estatutos dizendo que os vereadores pelo menos deveriam atender a população em seus gabinetes algumas horas durante a semana. Afinal, eles dependem da mesma população para se elegerem e ganham para isso. Nada é de graça.
Cidades da região em baixo d’água
Quase todos os dias há relatos de enchentes nas cidades do grande ABC, por causa das fortes chuvas que estão caindo na região. Alagamentos e quedas de árvores e barrancos viraram rotina nas cidades de Santo André, São Bernardo, Mauá e São Caetano, causando além de transtornos à população, inúmeros prejuízos, além é claro do risco para a saúde pública. A população conclama as autoridades e executivos municipais e estaduais, porque são eles que administram o dinheiro público. E não dão a devida atenção aos problemas que se arrastam a dezenas de anos.
Limpezas de bocas de lobo, desassoreamento, obras de micro e macrodrenagem, piscinão Jaboticabal e outros prometidos pelas prefeituras e estado, não saem do papel, e poderiam ser a solução para os inúmeros problemas. Até quando a população terá que pagar pelos prejuízos e ver as autoridades de braços cruzados?
Parece que nossos governantes esqueceram que estamos numa pandemia, e amenizar alguns problemas é o melhor a se fazer neste momento.